61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA: O ELO COM A COMUNIDADE.
Mariana Cela 1
Mathar Traverso-Yépez 1
1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN
INTRODUÇÃO:
O Programa Saúde da Família (PSF), considerado como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial na atenção primária a saúde, surge para atender à necessidade de alterar o modelo assistencial vigente que se centrava na doença e limitava-se ao hospital. O Programa é estruturado de maneira que unidades básicas sejam instaladas, geralmente, em bairros com população de baixa renda. Nestas unidades equipes são responsáveis pelo cumprimento de suas propostas, contando com uma equipe multiprofissional. Dentre estes profissionais o agente de saúde se diferencia por sua função e origem, sendo ele um profissional selecionado dentro da própria comunidade atendida pela unidade saúde da família (USF), sendo o principal elo de ligação entre a comunidade e a equipe saúde da família, atendendo a demandas de ambas as partes. Este trabalho tem por objetivo central compreender as principais dificuldades relacionais que ocorrem dentro das equipes do PSF, e entre a população atendida (usuários) e as equipes do programa, visando através desta compreensão possibilitar a proposta de possíveis mudanças que tragam melhorias ao serviço.
METODOLOGIA:

Os textos analisado neste estudo são provenientes de um corpus de dados construído na dinâmica da pesquisa realizada nas três Unidades de Saúde, que fazem parte do PSF, de um bairro de periferia em Natal, sendo estudados os textos das entrevistas e dos grupos focais desenvolvidos com os profissionais do PSF, primordialmente os agentes comunitários de saúde (ACS). Estudando este material, nos é possibilitada a entrada no universo simbólico do senso comum que perpassa as relações institucionais e práticas do cotidiano dos serviços públicos de saúde, compreendendo as relações de poder igualmente expressas. Para a análise dos discursos coletados foi utilizada a perspectiva discursiva foucaultiana. Nesta perspectiva os discursos são considerados como reguladores e organizadores da vida social, estando assim fortemente relacionados às práticas institucionais, apontando as subjetividades e práticas das pessoas.Se pensarmos nas relações de poder os textos terão o importante papel de delimitar os posicionamentos dos sujeitos, o papel que cada um deve exercer nesta dinâmica, sempre tendendo a legitimar as práticas sociais que sustentam essas relações instituídas.

RESULTADOS:

Resultando do processo de análise discursiva quatro tipos de discursos principais foram destacados: boa relação com os usuários; insatisfação com o Programa Saúde da Família; má relação com os usuários; e satisfação com o PSF. Além destes quatro discurso centrais, encontramos ainda falas que remetem à hierarquização dentro da equipe PSF, que se faz presente desde em posturas relacionais às diferenças trabalhistas e salariais.

CONCLUSÃO:
Estímulos internos e externos estão constantemente moldando o comportamento dos indivíduos, no caso dos agentes de saúde ouvidos nesta pesquisa, identificamos dois fatores externos primários para a formulação de duas atitudes centrais que predominam na situação do ACS no Programa Saúde da Família como até então foi descrita. Os fatores identificados foram: a pressão social exercida pela comunidade; e a pressão exercida pelo ideal do Programa Saúde da Família. Sendo assim, de acordo com a visão dos agentes comunitários de saúde, existe uma pressão, primordialmente exercida pela comunidade a qual ele atender e pertence, para que, diante das dificuldades do Programa Saúde da Família, ela assuma um posicionamento de apoio às queixas ao PSF, ou apoio à continuidade do PSF instituído. Nesta escolha pesam seus objetivos, sendo o de manutenção de sua credibilidade e status diferenciado diante da comunidade (no caso do apoio às queixas dos usuários), ou a manutenção do PFS (no caso do apoio à continuidade do PSF instituído), porém ambos objetivos são impossibilitados pois o substrato deste conflito envolve questões políticas e econômicas, gerando assim a desmotivação dos agentes comunitários de saúde em relação a seu trabalho.
Instituição de Fomento: PROPESQ
Palavras-chave: agentes de saúde, relações de trabalho, psicologia social.