61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise de Controle de Medicamentos
VALIDAÇÃO DE MÉTODO POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA PARA DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE TERBINAFINA EM SOLUÇÃO E PARA A AVALIAÇÃO DA % DE DISSOLUÇÃO DO FÁRMACO EM COMPRIMIDOS
Simone Gonçalves Cardoso 1
Monika Piazzon Tagliari 1
Gislaine Kuminek 1
Charise Dallazen Bertol 1
Silvia Helena Miollo Borgmann 1
Hellen Karine Stulzer 2
1. Departamento de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Santa Catarina
2. Universidade de Ponta Grossa (PR)
INTRODUÇÃO:

A terbinafina (TBF) é uma alilamina com amplo espectro de atividade contra fungos patogênicos da pele, cabelos e unhas, incluindo dermatófitos como Trichophyton, Microsporum  Epidermophyton floccosum e leveduras do gênero Candida e Pityrosporum. Age por inibição da esqualeno-epoxidase, na membrana da célula fúngica, causando deficiência de ergosterol e acúmulo intracelular de esqualeno, resultando em morte da célula. Encontra-se disponível na forma de comprimidos, cremes, géis e soluções. A TBF não possui monografia em nenhuma farmacopéia, e alguns métodos para determinação do fármaco em matéria-prima e em formulações farmacêuticas, tais como titulação em meio não aquoso, voltametria, espectrofotometria derivada e eletroforese capilar e cromatografia líquida (CL), estão descritos na literatura. Alguns destes métodos possuem baixa sensibilidade e especificidade ou não são normalmente utilizados em laboratórios de controle de qualidade. Verificou-se, também, que nem todas as formas farmacêuticas disponíveis foram avaliadas através dos métodos disponíveis, limitando a avaliação da qualidade destas especialidades farmacêuticas. O presente trabalho teve por objetivo validar método por CL para determinação quantitativa de TBF em soluções e para a avaliação da % de dissolução do fármaco em comprimidos.

METODOLOGIA:

A TBF utilizada como substância química de referência (SQR) foi obtida da Galena (São Paulo, Brasil), com pureza de 99,8%. As amostras de soluções e comprimidos continham, respectivamente, 1% e 250 mg de TBF, e foram obtidas comercialmente. As análises foram conduzidas em cromatógrafo Shimadzu LC-10A (Kyoto, Japão). As condições cromatográficas utilizadas foram: coluna de fase reversa C18 Vertical (250 mm × 4.6 mm d.i., 5 μm) mantida a 40 ± 1 ºC; fase móvel constituída de metanol:água (95:5 v/v), com fluxo de 1,2 ml/min e detecção em 254 nm. A validação do método foi baseada no Guia do ICH Q2 (R1) (2005). Os parâmetros de validação avaliados foram: linearidade, limites de quantificação e de detecção, precisão (repetibilidade e precisão intermediária), exatidão e especificidade. Para determinação quantitativa foram preparadas soluções da amostra, em fase móvel, na concentração de 150 µg/ml. O teste de dissolução dos comprimidos foi realizado em equipamento Nova Ética, utilizando 500 ml de tampão citrato pH 3,0 como meio de dissolução, mantido a 37,0 ± 0,5 °C. Alíquotas do meio de dissolução foram coletadas em intervalos de tempo especificados (5 a 45 min), filtradas e diluídas em fase móvel até concentração de 100 µg/ml, com correção do pH para 6,0 com NaOH 10 M.

RESULTADOS:

O método apresentou linearidade na faixa de 20 a 200 µg/ml (r>0.999). Análise por ANOVA indicou que a regressão linear foi significativa, sem desvio da linearidade (p=5 %). Os limites de detecção e quantificação foram 3,7 µg/ml e 1,2 µg/ml respectivamente, indicando adequada sensibilidade do método. A especificidade foi avaliada através da análise de solução placebo, não havendo interferência dos excipientes no pico de detecção da TBF. Os valores de CV% obtidos de análises realizadas no mesmo dia (repetibilidade) e em dias diferentes (precisão intermediária) foram inferiores a 2%, indicando adequada precisão do método. A exatidão, obtida pela % de recuperação de quantidades de SQR adicionadas à amostra, indicou que não houve diferença significativa entre as quantidades adicionadas e as quantidades encontradas (p < 0,05). Os valores obtidos ficaram na faixa de 98 a 103%, satisfazendo os critérios de exatidão do estudo. O método foi aplicado para determinação de TBF em solução, e os resultados de teor obtidos ficaram na faixa de 99,2 a 99,8%. Os resultados do teste de dissolução, análise essencial no controle de qualidade de formas sólidas de uso oral, indicaram que a liberação do fármaco dos comprimidos foi bastante rápida, com dissolução superior a 80% em apenas 15 minutos.

CONCLUSÃO:

O método por CL apresentou linearidade, sensibilidade, precisão e exatidão adequados. Os resultados obtidos na validação realizada indicam que o mesmo é adequado tanto para fins de quantificação de TBF em solução como para avaliação da % dissolvida do fármaco em comprimidos, podendo ser utilizado na rotina de laboratórios de controle de qualidade.

Instituição de Fomento: FAPESC
Palavras-chave: terbinafina, cromatografia líquida, dissolução.