61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica
Imagens da "violência simbólica" ao corpo feminino através de propagandas de cerveja
Plinio Pereira Filho 1
Wellington Lopes dos Santos 2
1. UFCG
2. UFPB
INTRODUÇÃO:
“A linguagem publicitária aperfeiçoa-se utilizando recursos semióticos que invocam reflexões nos leitores pelo jogo de palavras, pela polissemia, pelas figuras e pelos neologismos”. Esta linguagem publicitária que tanto persuadi os consumidores também é responsável, através diferentes marcas discursivas, pela criação de estereótipos que se traduzem em piadas, preconceitos, entre outras formas de indiferença. Esta pesquisa objetivou analisar como a violência simbólica de gênero sobre o corpo feminino é apresentada em propagandas de cerveja.
METODOLOGIA:
O presente estudo foi realizado entre os meses de outubro de 2008 a fevereiro de 2009. Com base na teoria da Analise do Discurso Francesa, coube-nos teorizar também através dos estudos da sexualidade de Michel Foucault. A pesquisa partiu seleção de folderes publicitários da propaganda de cerveja, onde evidenciamos alguns critérios para análise: produto, empresa/marca, ambiente, personagens, descrição do comercial, linguagem (discurso). Optamos pela aplicação de analise em 6 (seis) marcas de cerveja, sendo destas 4 (quatro) marcas nacionais e 2(duas) estrangeiras. Após a aplicação de análise, buscou-se evidenciar onde a linguagem publicitária abusa da imagem simbólica de gênero.
RESULTADOS:
Após uma rigorosa analise dos comercias selecionados, percebeu-se que: primeiramente, em todas elas é explicita a exibição do corpo feminino, incentivado pela construção no imaginário masculino em busca do prazer, além de sua satisfação a partir do consumo de cerveja. Percebemos nas propagandas de ambas as marcas estrangeiras (Michelob e Saint Pauli)que, a mulher do produto é delineada como objeto de consumo, pois seu corpo é moldado e preenchido com o volume de cerveja. Nos critérios personagens e ambiente, as marcas nacionais (Skol e Sol) apresentam sempre moças loiras, bonitas e corpos esculturais, mostrando-nas sempre no Bar, que é o lugar comum do publico masculino. Avaliamos que duas marcas nacionais(Glacial e Amtartica) apostam em morenas, buscando atingir nos consumidores a imagem e a essência de tipologia nacional. Ao termino da pesquisa, criou-se um quadro analítico-descritivo onde mostra-se através das imagens, as marcas simbólica da violência de gênero.
CONCLUSÃO:
As sociedades constroem bens simbólicos que compõem o imaginário e formam um conjunto de representações sociais. Percebemos que é desta forma que a grande concorrência entre as empresas de bebida (cerveja) demonstra através de seus respectivos produtos, as marcas de um discurso que gera simbolicamente um reducionismo ao corpo feminino. Tais campanhas publicitárias difundem padrões de comportamento, estereótipos, ideais da representação de mulher como prestadora de serviço sexual e intelectualmente inferior ao homem.
Instituição de Fomento: UFCG
Palavras-chave: publicidade, cerveja, mulher.