61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO EXTRATIVO VISANDO MELHOR ATIVIDADE VARREDORA DE RADICAIS LIVRES DA ESPÉCIE Byrsonima Japurensis Mart
Marcelo Augusto Mota Brito 1
Carolina Carvalho Pacheco 1
Aline Sampaio Jamel 1
Emerson Silva Lima 1
Tatiane Pereira de Souza 1
1. Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UFAM
INTRODUÇÃO:
O estresse oxidativo é apontado como principal causa do aparecimento das mais diversas patologias em seres humanos, dentre elas podem ser destacadas as doenças neurodegerenerativas, as doenças cardiovasculares e o câncer. Por esse motivo, a busca por alternativas terapêuticas que possam sanar ou ao menos amenizar o processo oxidativo têm sido o foco de inúmeros estudos científicos que utilizam espécies vegetais com o intuito de encontrar fontes naturais de relevante atividade antioxidante. Pertencente à família Malpighiaceae e popularmente conhecida como sara-tudo ou muruci, a Byrsonima japurensis Mart é uma espécie pouco estudada cientificamente e que possui poucas propriedades farmacológicas comprovadas, apesar de apresentar em sua composição fitoquímica diversos compostos de interesse farmacológico (GRAPIGLIA, 2007). Empiricamente são reconhecidas sua propriedade anti-inflamatória (sistema uro-genital) e anti-agregante plaquetária. O presente estudo objetiva a busca pela propriedade antioxidante em extratos hidroalcoólicos das cascas da espécie Byrsonima japurensis Mart, utilizando diferentes sistemas de extração.
METODOLOGIA:
As soluções extrativas da B. japurensis foram obtidas por decocção sob refluxo, ao todo foram obtidas seis soluções, variantes em massa matéria prima vegetal (5 e 10% p/v) e etanol em solução (20, 40 e 80% v/v). As soluções foram secas por nebulização em spray drier, os extratos secos foram diluídos em etanol para análise da ação varredora de radicais livres ABTS e radical superóxido (AVS). Os radicais superóxidos foram gerados no sistema PMS-NADH. Os reagentes NBT (250 µM), NADH (390 µM) e PMS (10 µM) foram preparados em meio Tris-HCl (16 mM) e misturados aos extratos secos (LIU, OOI and CHANG, 1997). A mistura foi incubada a 25°C por 5 minutos e teve absorbância medida na leitora de microplaca (DTX 800, Beckman) em comprimento de onda de 405 nm. Para análise anti ABTS dissolveu-se 10 mg de ABTS em água, diluiu-se em meio persulfato de potássio aquoso (5 mmol/L). A mistura foi incubada no escuro por 16 h e a solução resultante diluída em água (RE et al, 1999). Na microplaca foram adicionados os extratos da planta e a solução de ABTS. A mistura foi incubada no escuro a 25°C por 15 minutos e teve a absorbância medida na leitora DTX 800 em comprimento de onda de 620 nm. O percentual de ação varredora de radicais foi medido pela fórmula: %ação= 100 – (Afinal-Abranco/Acontrole)*100.
RESULTADOS:
A análise comparativa dos dados obtidos para atividade varredora de superóxido (AVS) demonstrou que os extratos contendo 5% de planta/ 40% de etanol e 5% de planta/ 80% de etanol possuem maior atividade, obtendo, na concentração de 71,42 µg/mL, 39,24% e 39,07% de efeito varredor, respectivamente. Os outros extratos apresentaram valores que variaram entre 11,84 a 25,74% de atividade. A atividade varredora de ABTS, na concentração de 5,58 µg/mL, variou entre 28,82 e 57,28%. Os extratos que apresentaram maior porcentagem de atividade foram os constituídos por 10% de planta/ 20% de etanol (57,28% de atividade) e 5% de planta/40% de etanol (50,32% de atividade).
CONCLUSÃO:
A Byrsonima japurensis Mart apresentou atividade antioxidante satisfatória avaliada pelos métodos de varredura de radicais livres ABTS e ânion radical superóxido. O grau de atividade mostrou-se variante entre os diferentes extratos analisados, sendo que os processos tecnológicos utilizados na extração e produção dos extratos podem ser considerados como fatores responsáveis por tal variação.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: atividade antioxidante, Byrsonima japurensis, varredura de radicais.