61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O ENSINO DE QUÍMICA NA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SALVATERRA – PARÁ.
Caio Renan Goes Serrão 1
Lucicléia Pereira da Silva 1
Márcia Castelano Gama 1
Ruth Gabriel Canga Buza 1
Danilo Gomes da Costa 1
José Edson Sousa Siqueira 1
1. Universidade do Estado do Pará/UEPA
INTRODUÇÃO:
A inserção do Ensino das Ciências, sendo a Química uma de suas partes integrantes, no currículo dos estudantes brasileiros na década de 50 teve como enfoque primordial despertar o interesse dos alunos pela carreira científica, visando impulsionar o avanço da ciência e tecnologia, do qual dependia o progresso do país. Aliado a estas questões, novos desafios foram lançados e o primordial deles foi o de tornar o Ensino de Química prazeroso e instigante sendo capaz de desenvolver no aluno o gosto pela ciência.  Para que o pensamento científico seja incorporado pelo educando como uma prática de seu cotidiano é preciso que a Ciência esteja ao seu alcance e o conhecimento possa ser utilizado na compreensão da realidade que o cerca. Diante disso, este trabalho teve como objetivo realizar um pré-diagnóstico do Ensino de Química desenvolvido na Escola Municipal Oscarina Santos no Município de Salvaterra - PA, localizado na Ilha de Marajó. O estudo apresenta uma síntese de como vem sendo trabalhado o Ensino de Química na 8ª série do nível fundamental.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no período de 21 a 25 de Junho de 2008. O universo consistiu de 20 alunos da 8ª série do ensino fundamental e um professor que ministra a disciplina Química. Para a coleta de dados, foram utilizados dois questionários, um direcionado ao professor e um aos alunos. Ao professor foram realizados questionamentos que permitiram analisar como vem sendo trabalhado o Ensino de Química na 8ª série do nível fundamental, verificando aspectos como a avaliação da aprendizagem, recursos didáticos e a contextualização de conceitos científicos. Aos alunos, as perguntas estavam relacionadas aos tipos de recursos metodológicos que o professor utiliza, além de analisar se o professor relaciona o Ensino de Química ao cotidiano do aluno.
RESULTADOS:
A análise do questionário aplicado ao professor mostrou que a ausência de laboratórios de química e informática dificulta o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, para ele se houvesse um processo de capacitação e uma variedade de recursos didáticos, a qualidade no aprendizado dos alunos seria maior. Quando a pergunta direcionada aos alunos era sobre os aspectos positivos que a escola deveria ter para facilitar a aprendizado de química, 35% afirmaram que a escola deveria dispor de professores melhores e mais capacitados, 32% acreditam que deveria ter uma estrutura física melhor, 24% acham que o conteúdo abordado durante as aulas tem grande influência na qualidade do ensino e 9% não opinaram. Quanto a pergunta relacionada aos tipos de recursos didáticos, boa parte dos alunos afirmou que durante as aulas são utilizados textos e livro didático. Em relação à contextualização de conteúdos apenas 55% afirmaram que o professor apresenta os conteúdos e os aplica no cotidiano.
CONCLUSÃO:
A pesquisa apresentou uma síntese das principais dificuldades encontradas para o desenvolvimento do Ensino de Química na 8ª série do ensino fundamental da escola investigada. Partindo da análise dos resultados obtidos, concluímos que diversos aspectos precisam ser reavaliados, como exemplo, podemos citar a melhoria na infra-estrutura das escolas, uma melhor formação inicial de professores, além de uma formação continuada e novos recursos didáticos precisam ser adquiridos. Os caminhos para a mudança são conhecidos: investimentos em políticas públicas para a educação e formação de professores, ou seja, compromisso com uma educação pública e de qualidade.
Palavras-chave: Ensino de Química, Ensino Fundamental, Escola Pública.