61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NO DEPARTAMENTO DE PESCA E AQÜICULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO: RELATO DE EXPERIENCIA
Reginete Cavalcanti Pereira 1
Maria do Carmo Figueredo Soares 1
Fabio Vieira Hissa Hazin 1
Paulo Guilherme Vasconcelos de Oliveira 1
1. UFRPE
INTRODUÇÃO:
O uso de substâncias psicoativas é uma prática que percorre a história da humanidade (Seibel,2001). Dados epidemiológicos de Carllini e colaboradores realizados em 2002 apontaram que, no Brasil, a prevalência é de 19,4% em relação a qualquer droga. Neste sentido, a dependência e o abuso de drogas representam um grande problema de saúde pública. Os universitários, como segmento da sociedade, não parecem fugir deste fenômeno, encontrando-se em estágio nos quais muitas atitudes e hábitos passam por transição, momento em que ampliam as possibilidades para o uso e abuso de drogas. Este estudo visa descrever  um projeto de prevenção ao uso e abuso de drogas no Departamento de Pesca e Aqüicultura da UFRPE realizado entre o ano de 2004 a 2008, surgiu a partir dos resultados de uma pesquisa entre os universitários da UFRPE a respeito do uso de drogas (Pereira, 2003). Esse projeto teve como objetivo proporcionar aos educadores, aos alunos, aos funcionários e aos interessados da comunidade acadêmica da UFRPE uma discussão a respeito do uso e abuso de drogas e despertar o interesse à ações coletivas preventivas a respeito desse tema.  

 

METODOLOGIA:

Esta ação foi realizada no Departamento de Engenharia de Pesca da UFRPE, na cidade do Recife, participaram estudantes, professores e funcionários. Trata-se de um projeto de prevenção ao uso e abuso de drogas com realização de seminários, de concursos de frases a respeito do uso de drogas e de um torneio esportivo.  Dois dias para a execução do projeto. No primeiro dia, palestras, mesas redondas   com a participação de  especialistas da área,  depoimentos de ex dependentes de drogas e premiação das  frases a respeito do tema. No segundo dia, realiza-se um campeonato de futebol de salão, incluindo times mistos de professores e alunos, como forma de promover a interação entre os participantes por meio de uma atividade desportiva saudável. Esses seminários acontecem uma vez por ano desde 2004. É uma realização conjunta do Departamento de Pesca e Aqüicultura, e do Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia de Pesca com a participação do Setor de Psicologia do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde - NAPS da UFRPE.   

 

RESULTADOS:

Após quatro anos de realização desses seminários, percebeu-se uma maior adesão do número de participantes.  No primeiro ano,  a participação foi de aproximadamente 50 alunos e, no último evento em 2008, contabilizou-se um número aproximadamente 135 alunos, além da participação dos  funcionários e dos gestores da universidade. De acordo com uma pesquisa realizada a respeito do consumo de drogas pelos universitários da UFRPE (Pereira, 2002), os estudantes do Departamento de Engenharia Pesca apresentaram resultados de 54,8% em relação ao uso de maconha. Em 2007, foi feito outra pesquisa, utilizando os mesmos critérios da pesquisa anterior os resultados apontaram que 40% dos alunos usaram maconha, (Pereira, 2007) o que indica uma diminuição no uso de maconha nesses alunos. Observando essa diferença no consumo de maconha em relação às duas pesquisas, sugere-se que os seminários de sensibilização ao uso e abuso de drogas, realizados nos últimos quatros anos, contribuíram para essa diferença.

 

CONCLUSÃO:
Essa experiência apresentou uma  ação de caráter educativo  visando a  prevenção ao  uso e abuso de drogas em estudantes universitários ao longo de cinco anos. Percebeu-se que os seminários de sensibilização sobre o uso e abuso de drogas no Departamento de Pesca e Aqüicultura  tem desempenhado um papel de fundamental importância, pois,  observa-se no decorrer dos anos um maior envolvimento da comunidade acadêmica a respeito desse tema. Os seminários vêm contribuindo para mitigar o problema das drogas, sobretudo, em relação às suas vítimas. Assim sendo, é urgente a realização de campanhas e eventos que ajudem a sensibilizar a população sobre essa problemática, contribuindo para a busca de soluções que possam se não resolver pelo menos atenuar.

 

Palavras-chave: universitários, drogas, prevenção.