61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ANÁLISE FAUNÍSTICA DE Anastrepha (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM ARMADILHAS NA REGIÃO DO RIO MÉDIO SOLIMÕES, AMAZONAS/BRASIL
Daniela de Brito Agra 1
Eneida Alice Colares Corrêa Soares 2
Neliton Marques da Silva 3
1. Bióloga Bolsista PIATAM/UFAM
2. Agrônoma Bolsista PIATAM/UFAM
3. Professor da UFAM/FCA (Orientador)
INTRODUÇÃO:

As comunidades ribeirinhas na região do rio Médio Solimões cultivam frutíferas para consumo e comercialização, sobretudo no mercado local. Porém, um dos fatores que limitam esta produção são as moscas-das-frutas. Estudar a fauna das moscas-das-frutas ao longo da calha do rio é de suma importância para avaliação do nível de dispersão biogeográfica desses tefritídeos. O presente trabalho objetivou avaliar a tefritidofauna associada as frutíferas.

METODOLOGIA:

As coletas foram realizadas no período de março de 2007 a dezembro de 2008 em quintais agroflorestais de oito comunidades ribeirinhas localizadas nas proximidades do traçado do gasoduto Coari-Manaus. Para captura dos adultos de moscas-das-frutas foram utilizadas armadilhas tipo MacPhail contendo como atrativo suco de maracujá a 20%. O material coletado foi armazenado em frascos de vidro com álcool 70% e devidamente etiquetados. Em seguida estes foram levados ao laboratório de entomologia da UFAM-FCA (Universidade Federal da Amazônia - Faculdade de Ciências Agrárias) onde os espécimes foram registrados, sexados e identificados com auxílio da chave taxonômica para o grupo.

RESULTADOS:

Foram coletados 1.169 espécimes, correspondente a dez espécies de Anastrepha (Anastrepha obliqua, A. striata, A. antunesi, A. leptozona, A. serpentina, A. fenestrata, A. flavipennis, A. manihoti, A. sp1 e A. sp2). Registrou-se uma razão sexual de 0,54 para fêmeas. A. striata e A. obliqua foram as espécies que apresentaram maior freqüência 50% e 45%, respectivamente, representando 95% do total de fêmeas capturadas. Os meses de dezembro e março apresentaram maior quantidade de espécimes de moscas-das-frutas coletadas, provavelmente por ser o período de maior frutificação de manga (Mangifera indica - Anacardiaceae) e goiaba (Psidium guajava - Myrtaceae) seus principais hospedeiros. A. striata e A. obliqua também foram as espécies mais comuns tendo sido coletadas em sete das oito comunidades analisadas.  As demais espécies apresentaram uma freqüência menor que 4%.

CONCLUSÃO:

Embora tenham sido coletadas várias espécies do gênero Anastrepha nos quintais agroflorestais, apenas duas espécies predominaram (A. striata e A. obliqua), possivelmente em função da ocorrência e disponibilidade de frutos hospedeiros, sobretudo das famílias botânicas: Myrtaceae e Anacardiaceae.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Moscas-das-frutas, frutíferas, quintais agroflorestais .