61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE TV DIGITAL (QUIZ) INTEGRANDO TECNOLOGIA MÓVEL E INTERNET COMO CANAL DE RETORNO
Francilany Moreira Lopes 1, 2
Alex Libório Caranha 1, 3
Érica Rodrigues de Souza 1, 3
Thiago Brito Bezerra 1, 3
Nairon Saraiva Viana 1, 4
Orlewilson Bentes Maia 1, 4
1. Bolsista do Projeto Jovens Engenheiros – TV digital (CETELI/UFAM)
2. Aluno do Curso de Engenharia Elétrica – UFAM
3. Aluno do Curso de Engenharia da Computação – UFAM
4. Orientador do Projeto Jovens Engenheiros – UFAM
INTRODUÇÃO:
O modelo de TV digital implementado no Brasil tem como principais benefícios gratuidade e mobilidade. Neste trabalho será apresentado um aplicativo interativo de TV Digital que utilizará como canal de retorno a Internet (via Java Socket API) ou Celular (via Bluetooth). Esta possibilidade de escolha de canal de retorno, no presente trabalho, foi motivada pela mobilidade a ser oferecida pelo modelo de TV Digital brasileiro e pela procura de formas menos onerosas de canal de retorno. A aplicação será constituída de um Quiz de perguntas/respostas que serão armazenadas em um servidor localizado na Web. Ao término das perguntas do Quiz, o aplicativo interativo computará a quantidade de acertos do telespectador e a enviará para o servidor através da Internet ou do Celular. Com isso espera-se oferecer uma solução de baixo custo para canal de retorno na TV digital brasileira que poderá servir de base para diferentes aplicativos interativos, que não sejam do tipo Quiz, por exemplo: comércio eletrônico (t-commerce), aplicações educacionais (t-learning), aplicações governamentais (t-government), entre outros.
METODOLOGIA:
A metodologia usada para o desenvolvimento deste projeto foi o padrão de arquitetura de software conhecida como MVC (Model-view-controller). Este padrão permite separar dados (MODEL) do layout (VIEW), possibilitando-se alterar o layout sem modificar os dados, oferecendo maior agilidade para o software e facilitando seu desenvolvimento e manutenção. A metodologia MVC foi aplicada em 3 módulos: Módulo 1 - Aplicativo interativo do Quiz: interatividade com o cliente através dos Menus Principal e do Jogo. Esta é a parte do View do nosso trabalho, ou seja, telas de inserção de login, senha e outros parâmetros utilizados na aplicação; Módulo 2 - Servidor PHP e IPTV: nosso servidor utilizou a linguagem PHP para ler as solicitações vindas do aplicativo interativo e, assim, enviar o resultado para o mesmo. Exemplo: quando o usuário efetuar o login no Quiz, o aplicativo interativo enviará o login e a senha do usuário ao servidor PHP que retornará uma mensagem informando se o usuário já está cadastrado ou se o usuário ainda não está cadastrado (parte Model do aplicativo); Módulo 3 - troca de informações entre o cliente e servidor: a linguagem XML foi utilizada para padronizar a troca de mensagens entre o aplicativo interativo e o servidor PHP caracterizando assim o Controller do projeto.
RESULTADOS:
Foi desenvolvido no módulo-1 o Menu Principal e Menu do jogo. No Menu principal encontram-se as funcionalidades de: cadastro, login, configuração, ajuda e sair. Já na tela do Menu do jogo foram desenvolvidas as seguintes funcionalidades: iniciar jogo, ranking e sair. No módulo-2 o XML foi utilizado para armazenar a base de dados do aplicativo interativo, criando-se um script PHP com as seguintes informações: criar usuário e validar usuário. As informações: salvar resultado do jogo e mostrar ranking, a serem mostradas no script PHP, também foram desenvolvidas. Outra parte do aplicativo já finalizada é a da utilização da Internet (via Java Socket API) como canal de retorno. Como um dos objetivos do nosso trabalho é dá ao cliente a opção de escolher qual o tipo de canal de retorno a ser utilizado (se Internet ou celular), configurou-se e foi desenvolvido um canal de retorno utilizando celular baseado na tecnologia Bluetooth.
CONCLUSÃO:
O objetivo do presente trabalho foi o desenvolvimento de um Quiz para TV Digital que apresentasse duas formas distintas para canal de retorno: Internet (via Java Socket API) e celular (via Bluetooth). A metodologia de desenvolvimento MVC se mostrou muito eficiente, pois tornou o código organizado e conseqüentemente otimizado. A otimização do código foi um fator de suma importância em nosso trabalho já que estamos trabalhando com TV Digital e a mesma apresenta limitações de memória e processamento. Com o crescente aumento de serviços a serem disponibilizados através da TV Digital este trabalho se faz de grande utilidade, pois estuda diferentes formas para o tratamento e distribuição de dados entre o servidor e cliente, ou seja, telespectador e um servidor de diferentes serviços. Desta forma deseja-se encontrar alternativas mais baratas e de fácil aplicação para canais de retorno e, conseqüentemente, melhoria da mobilidade da TV Digital brasileira gerando assim uma democratização da tecnologia através da Televisão Digital.
Instituição de Fomento: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da Informação (CETELI); Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Palavras-chave: TV Digital Interativa, Canal de retorno, Celular.