61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
Coleção didática de insetos do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari – Amazonas, Brasil.
Tiago Amaral Trindade 1
Francislaine Domingos Miranda 1
Diane Maria Barros Cabreira 1
Ana Claudia Kaminski 1
1. Universidade Federal do Amazonas/ UFAM
INTRODUÇÃO:

Os insetos são, dentre o Filo Arthropoda, o grupo mais abundante e diversificado, habitando todos os ambientes. Pela diversidade existente, eles são de grande importância para o funcionamento e manutenção dos diferentes ecossistemas. Eles também são indicadores apropriados para avaliação de mudanças ambientais. O objetivo deste trabalho foi iniciar a montagem de uma coleção didática no Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, com coletas realizadas na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas e outros locais no município de Coari.

METODOLOGIA:

Com uma área de 57.230 km2, o município de Coari está localizado a 363 km da capital, Manaus, no rio Solimões entre o Lago Mamiá e o Lago de Coari. Possui uma população de 67.055 habitantes (IBGE-2008) e tem um clima equatorial. O município se destaca pela produção de petróleo e gás natural que ocorre numa região denominada Urucu. As coletas foram realizadas na Fazenda Experimental da UFAM, localizada na Estrada Coari-Itapéua.

Foram utilizados como métodos de coleta a rede entomológica, o “guarda-chuva entomológico” e lençol com lâmpada de mercúrio para coleta dos insetos noturnos, além de captura direta com pinça. Os insetos foram transportados para o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Entomologia, no Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, onde foram montados e identificados até o nível taxonômico de Ordem. Os insetos pequenos foram identificados com ajuda de lupa.

RESULTADOS:

A coleção conta atualmente com 1360 exemplares conservados em via seca (alfinete entomológico e mantas entomológicas) e 4010 insetos conservados em álcool. As ordens com maior representatividade até o momento foram Hymenoptera (16,2%), Homoptera (8,2%), Coleoptera (6,4%) e Hemiptera (5,5%). As ordens com menor número de exemplares coletados foram Diptera com 3,0%, Lepidoptera com 0,8%, Strepsiptera e Psocoptera com 0,02% ambos.

CONCLUSÃO:

A montagem da coleção didática permitirá a realização de aulas práticas no Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari na área de Zoologia, bem como conhecimento da entomofauna local, auxiliando nas atividades de ensino e pesquisa.

Palavras-chave: Insetos, levantamento da entomofauna, Coleção didática.