61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Os cenários multiculturais dos alunos descendentes de peruanos na Escola
Maria Auxiliadora Coelho Pinto 1
Simone Cardoso Soares 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:

Realizou-se um estudo sobre os cenários multiculturais dos alunos descendentes de peruanos e a formação identitária e as dificuldades em relação ao ensino da língua portuguesa se dão em sala de aula. No mundo contemporâneo, os sujeitos têm dificuldades para construírem identificações, já que as rápidas e grandes mudanças que ocorrem atualmente e as respectivas transformações dos valores agregados a estas mudanças geram conseqüentemente diferentes modos de integração, transformação, combinação, distorção, isto é, de apropriação, tornando difícil o surgimento de identidades classificáveis, o que provoca o deslocamento constante das identificações. Tornando-as, complexas, provisórias, contraditórias e mutantes. A relevância dessa pesquisa foi fundamental para a análise do contexto social de vivências e aprendizado desses alunos e a influência dos fatos envolvidos na formação de suas identidades e no seu processo educativo dentro de sala de aula. Visto que, o papel dos profissionais de educação consiste em lidar com diversidades étnicas, dialetais e culturais o que é acentuado nesta região devido ser uma área de fronteira, e uma vez que vivemos em tempos de relacionamentos e comportamentos cada vez mais complexos. Portanto, identificar quais são os principais empecilhos para que essa nova geração de peruanos nacionalizados brasileiros possam ser menos estigmatizadas e discriminadas pela sociedade envolvente e principalmente pela escola.

 

 

 

METODOLOGIA:

Visando o estudo comportamental entre 23 alunos, sendo dez descendentes de peruanos e 13 alunos brasileiros da turma do 7°ano “H” do turno noturno da Escola Municipal Jociêdes Andrade, em suas diferentes formações. Trabalhando em grupos de conversação, questionamentos e confrontando os diversos relacionamentos, compartilhando informações, experiências e desafios vividos na construção da educação na escola. Nessa perspectiva, e tendo como ponto de partida diálogos, sobre os conflitos vividos no interior da sala de aula e o potencial da escola para a criação de rede de apoio e ajuda mútua envolvendo pais e tendo em vista o sucesso no processo de aprendizagem de todos os alunos foi realizada esta pesquisa nos moldes qualitativos e também quantitativos, visto que também está baseada em dados. Sendo ainda quanto aos fins explicativa já que visou identificar, selecionar e classificar tais ocorrências para que possam melhor ser entendidas. Os resultados foram construídos de questionário, entrevista e observação direta. Sendo possível, ouvir observar e analisar os eventos comunicativos deste grupo com os demais alunos brasileiros.

RESULTADOS:

Verificou-se que 90%, o que corresponde a 9 dos 10 alunos entrevistados descendentes de peruanos não se sentem brasileiros, e apenas 10%, correspondente apenas a 1 aluno, que se considera brasileiro. Assim, verificamos como os fatores externos dificultam sua interação ao meio social. Na entrevista disseram que já sofreram discriminação injustiças, abusos, menosprezo por parte dos colegas brasileiros. Um dos alunos mencionou que o nome "peruano" é estigma de roubo, tráfico e tudo de ruim Na sala de aula, dificilmente são chamados pelos seus respectivos nomes e sim por “peruano” e isto ocorre desde a mais tenra idade. Na escola os alunos gostam de falar o português e em casa o castelhano. Sendo que na escola na hora da escrita ocorre frequentemente “erros” de substituição na ortografia como por exemplo do fonema “b” pelo “v”. Quanto à imagem que os alunos brasileiros possuem dos descendentes de peruanos, correspondendo outra amostra, no caso os 13 alunos, afirmaram o seguinte: agradáveis 31% (quatro dos treze entrevistados), trabalhadores 23%, preguiçosos 23% e outros 23%, sendo que cada um destes três últimos correspondem a três dos treze alunos brasileiros da turma.

CONCLUSÃO:

Os estudantes descendentes de peruanos da Escola Municipal Jociêdes Andrade, convivem com diversas culturas ou variantes culturais num mesmo espaço geográfico, com modos de ser, hábitos, crenças, línguas e costumes diferenciados, porém tais diferenças devem ser trabalhadas de maneira inclusiva e não discriminatória. Contudo, percebeu-se que há uma certa discrepância entre o que os alunos brasileiros responderam no questionário e  que realmente falam e pensam fora do contexto escolar em relação aos descendentes de peruanos, visto que a discriminação e o preconceito é visível em todos os aspectos e em todos os lugares.Todavia tal exclusão, ainda não está tão destrutiva em sala de aula ou talvez esteja adormecida, ou mascarada. Em suma, esta pesquisa mostrou que a influência do meio sobre o homem o influencia de maneira positiva ou negativa, o que vem a ser vital para o seu aprendizado e que enquanto nação multicultural que somos, a instituição escolar deve instruir e saber transmitir como devemos nos comportar perante as diversidades.

Palavras-chave: Multiculturais, Descendentes, Peruanos.