61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A IMPORTANCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS INDIGENAS
Maria Auxiliadora Coelho Pinto 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:

Desde muito antes da colonização, os grupos indígenas viviam em suas organizações comunitárias, bastante estruturadas em função de seus mais puros e verdadeiros valores culturais, interagindo entre si, por meio de seus processos próprios de aprendizagem. Os povos mais antigos desde sua época já cantavam, dançavam, pintavam, faziam gravações e produziam esculturas. As artes protegidas nas paredes, em pedras, cavernas, madeiras, representavam uma diversidade de representação de pessoas, animais, e outras imagens, que faziam parte do dia-a-dia do povo. Hoje ainda é possível apreciar muito dessas artes, servindo de referência para estudos em relação como viviam as populações demonstrando sua vida e cultura há milhares de anos. As modificações dessa arte sofreram ao passar do tempo, as formas de expressão e comunicação, função e significados nos valores dos diferentes povos, nos modos culturais Neste sentido, a arte é um dos elementos importantes na formação da identidade especificas em cada povo, família, indivíduo, se faz referência histórica, a partir das expressões artísticas na produção individual ou coletiva como suporte de memória do povo, transmitida de geração para geração sendo elaborado e reelaborado ao longo do tempo e do espaço acompanhando o dinamismo da própria vida do grupo que a produz

METODOLOGIA:

Para a execução desta pesquisa foram utilizados procedimentos tais como: a questionários e entrevistas e observação na escola municipal indígena São Francisco de Assis-Belém do Solimões  nos procedimentos das aulas de artes para perceber a causa da não importância as aulas ministradas no contexto escolar, já que a comunidade indígena traz a arte na própria cultural onde  esses saberes devem ser repassados para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental 

 

 

 

RESULTADOS:

Constatou-se o desajuste em relação à assimilação dos conteúdos dos profissionais no desenvolvimento das aulas de arte. O ensino não se tornava interessante devido aos professores não aplicarem a arte de sua própria cultura nas aulas ministradas. Após todos os dados coletados, o problema foi detectado. A maioria dos professores não trabalham a arte na escola e nem tem clareza da importância desta na vida escolar do aluno. Reunimos todos os professores e ministramos aulas de arte bastante interessantes onde todos os docentes se envolveram nas atividades práticas. E através dessa dinâmica demonstramos a concepção da arte dentro de sua importância para resgatar a cultura na prática pedagógica.

CONCLUSÃO:

O processo de contribuição por pessoas envolvidas foi extremamente importante para que a concretização desse trabalho final de pesquisa fosse satisfatório, assim buscando o fortalecimento, o desenvolvimento e desempenho dos alunos em sala, neste sentido, estas ações buscam a facilitação da aprendizagem no que se refere a arte, pois, a arte sendo uma expressão cultural essencialmente educativa em toda sua plenitude, apesar das limitações, percebemos uma questão fundamental: a cultura, que deve ser valorizada e trabalhada no ambiente escolar.

Palavras-chave: Arte, Ensino, Aluno.