61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
CAPTURA E CONSUMO DE PRESAS NOCIVAS E QUITINIZADAS POR Loxosceles intermedia MELLO-LEITÃO, 1934 E L. laeta (NICOLET, 1849) (ARANEAE; SICARIIDAE): INFLUÊNCIA DO USO DE PRESAS ALTERNATIVAS NO SUCESSO DE COLONIZAÇÃO DO AMBIENTE ANTRÓPICO
Felipe Marcel Neves 1
Marta Luciane Fischer 1
1. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
INTRODUÇÃO:
O gênero Loxosceles ocorre associado ao ambiente antrópico acarretando inúmeros acidentes. Um dos motivos do sucesso na colonização é a presença de presas abundantes e diversas, porém a possibilidade de capturarem presas nocivas e altamente esclerotizadas pode ser outro fator favorecedor. Objetivou-se avaliar o comportamento de captura de presas nocivas e esclerotizadas por L. intermedia e L. laeta.
METODOLOGIA:
Os cinco experimentos (N=1800 testes) foram realizados no Núcleo de Estudos do Comportamento Animal-PUCPR. No primeiro foi analisado comparativamente o comportamento de captura de três espécies de formigas (Acromyrmex sp., Camponotus sp. e Solenopsis sp), Apoidea, Opiliones, Isoptera e Tenebrio molitor Linnaeus, 1858 (Insecta; Coleoptera). Verificou-se também a influência da saciedade, presença da ooteca e do tamanho da presa no comportamento e freqüência de captura bem como se a captura difere quando essas presas são oferecidas juntamente com presas preferenciais como Pcynocellus surinamensis Linnaeus, 1767 (Insecta;Blattaria) e larva de Tenebrio molitor . Utilizaram-se como parâmetros comparativos: Tempo para reconhecimento, primeiro toque, picada, espera ação do veneno e local, quantidade e tipo de picadas.
RESULTADOS:
A captura das presas apresentou os mesmos padrões motores e fases, porém variaram na freqüência e nas seqüências, sendo mais diversificada para formiga em L. intermedia e abelha em L. laeta. Apesar de não haver locais preferenciais para picada, ambas as espécies usaram mais a picada curta. Menor número de picadas foi destinado para menor presa (Solenopsis sp) e maior tempo para início da alimentação para a presa mais desconhecida (L. intermedia com abelhas). As aranhas famintas de ambas as espécies predaram mais, principalmente formigas e besouros. Na presença de ooteca, L intermedia e L. laeta predaram menos do que na ausência. Na presença de presas preferenciais L. intermedia predou mais Camponotus e L. laeta obteve maior predação em Acromyrmex.
CONCLUSÃO:
Loxosceles intermedia e L. laeta apresentam um padrão diferencial para captura de presas nocivas visando a proteção, aparentemente L. intermedia está mais adaptada à captura de formigas, enquanto L. laeta parece se beneficiar mais de presas maiores e mais ativas. A capacidade de se alimentar de presas alternativas é importante para a ocupação de ambientes pouco favoráveis e alterados, permitindo a manutenção em períodos de escassez de presas preferenciais.
Palavras-chave: Loxosceles, Comportamento, Predação.