61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
EMPREENDIMENTO SOLIDÁRIO: FORMAÇÃO DE NÚCLEOS POPULARES PARA GERAÇÃO DE RENDA NOS MUNICÍPIOS DE COARI E CARAUARI - ANÁLISE DE PROCESSO E DE EFEITOS DO PROJETO
Lucineide Pereira de Araújo Alves 1, 2, 3
1. Grupo Interdisciplinar de Estudos Sócio-Ambientais e de Desenvolvimento de Tecno
2. Instituto Internacional Amazônia Viva
3. Secretaria de Estado de Assistência Social - SEAS
INTRODUÇÃO:

Este artigo traz uma reflexão sobre a análise e efeitos de um projeto, tendo como ponto de partida os resultados do projeto ”Empreendimentos Solidários no município de Coari – Am: formação de núcleos populares para geração de renda”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa da Universidade Federal do Amazonas, denominado Grupo Interdisciplinar de estudos sócio-ambientais e de tecnologias apropriadas na Amazônia ( Grupo Inter-Ação), no período de janeiro a dezembro de 2005. O objetivo do estudo  é analisar os efeitos e o processo de trabalho do Grupo Inter-Ação no desenvolvimento do projeto, conhecendo o processo gerencial e organizacional do grupo, identificando os resultados alcançados e avaliando o impacto do projeto nas comunidades Esperança I e São Pedro de Vila Lira em Coari-Am, verificar a efetividade do projeto na formação dos núcleos populares. A relevância desse estudo está podermos avaliarmos os resultados de um projeto desenvolvido em um município que fica distante geograficamente da sede do grupo que desenvolveu o trabalho e a percepção do envolvimento dos atores sociais sujeitos protagonista dos resultados.

METODOLOGIA:

Para o desenvolvimento da pesquisa foi feito um corte espacial dentro do projeto, onde iremos abordar especificamente as comunidades rurais Esperança I e São Pedro de Vila Lira. Os procedimentos metodológicos usados foram baseados na pesquisa documental e de campo, através da observação direta na comunidade. Os dados foram obtidos através de pesquisa no acervo do grupo, através de análise dos projetos e de relatórios realizados pelo grupo. Através deste estudo pode-se identificar o processo participativo dos atores sociais no desenvolvimento do projeto, assim como os efeitos que os resultados causaram no processo organizacional das comunidades tradicionais onde os trabalhos foram efetivados.

RESULTADOS:

Os resultados alcançados foram relevantes, Identificou-se que o Grupo Inter-Ação trabalha com uma metodologia participativa interativa criada pelo corpo técnico do próprio grupo; a efetividade alcançados pelo Grupo,  é resultado de um trabalho feito de forma conjunta, não só entre os membros do grupo, mas principalmente com os comunitários que envolvidos propicia a construção de um trabalho efetivamente participativo. Quanto aos efeitos que o projeto teve dentro das comunidades, foi verificado nessa pesquisa que 72% dos objetivos propostos no projeto foram alcançados, 14% foram redimensionados com o apoio dos atores sociais envolvidos e somente 14% não foram efetivados. Ressaltamos aqui o impacto mais global do projeto dentro das comunidades Esperança I e São Pedro de Vila Lira nessas comunidades verifica-se que os atores sociais como resultados efetivaram empreendimentos para geração de renda. Na comunidade Esperança I os comunitários se mobilizaram para a construção de um viveiro. Na comunidade São Pedro de Vila Lira os comunitários efetivaram  a construção de uma horta comunitária, apesar da postura negativa dos técnicos e da falta de apoio das autoridades locais, eles acreditaram que podiam mudar a realidade, os comunitários construíram dispositivos para o manejo dos recursos naturais de forma sustentável, originando-se num viveiro de peixes e numa horta comunitária para a comunidade. Outro empreendimento desenvolvido pelos comunitários foi o grupo de produção de vestimentas.

CONCLUSÃO:

Esta experiência mostra que é possível desenvolver projetos dentro de comunidades tradicionais. A valorização do saber popular é reconhecido como essencial para o conhecimento da realidade. Constata-se que este projeto foi relevante, considerando que as questões que permeiam a realidade das comunidades ribeirinhas possibilitam a organização e sistematização de informações sobre estas, produzindo conhecimentos acerca da realidade destas comunidades no contexto amazônico. Sabe-se que a peculiaridade da realidade de cada comunidade aqui analisada foi levada em consideração no desenvolvimento das atividades do projeto, os objetivos, os resultados alcançados, as formas de redimensionamentos, de buscar soluções, levaram-me a repensar os processos de trabalho na nova ética das relações humanas, pois acredita-se que um projeto social, só tem validade quando os sujeitos se relacionam e inter-relacionam e a partir dessa inter-relação se inserem na sociedade/comunidade como sujeito no processo político/social/econômico/cultural. Concorda-se com Chaves que os princípios que nortearam o projeto referem-se aos princípios da Economia Solidária, com o objetivo de possibilitar a reprodução social dos grupos domésticos. As ações propostas no projeto são estratégicas para:  o enfrentamento da exclusão social dos grupos que estão distantes dos centros urbanos; propiciar aos grupos domésticos possibilidades de organização; potencializar as capacidades emancipatórias das comunidades tradicionais.

Palavras-chave: ATORES SOCIAIS, PARTICIPAÇÃO , EFETIVIDADE.