61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
A INTERDISCIPLINARIDADE DA ENGENHARIA ELÉTRICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PERANTE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL: AS GARRAFAS PET E O PRIMEIRO AQUECEDOR DE AGUA DE JI-PARANÁ/RO
Geraldo de Magela Carvalho de Oliveira 1, 2, 5
Renata dos Santos Luz de Oliveira 3, 5
Norma Maria Coelho Vieira 3, 4
José de Souza Vieira 3, 4
1. CERON - Centrais Elétrica de Rondônia S/A
2. UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
3. UNIR - Universidade Federal de Rondônia
4. E.E.E.M. Jovem Gonçalves Vilela
5. SENAI - Serrviço Nacional de Aprendizagem Industrial
INTRODUÇÃO:

As transformações sobrevindas no setor econômico dificultaram as condições e expectativas das pessoas reformarem a sua situação de vida; seus ânimos para desviar-se da pobreza podem majorar ainda mais o impacto ambiental. Assim educação ambiental hoje é um extraordinário veículo na consecução dessas transformações; salientando que a educação ambiental é a chave para sustentabilidade e os cuidados com o planeta Terra e a vida sustentável podem depender das convicções das pessoas e de seu compromisso para com tais convicções, mas é através da própria comunidade que a maioria das pessoas pode melhor expressar esse compromisso. Muitas pessoas simplesmente não percebem como a modificação de sua conduta pode ajudar outras pessoas. Neste contexto o município de Ji-Paraná que possui hoje mais 120 mil habitantes, vem sendo inserido no âmbito de valorização dos recursos renováveis, conscientização da população e o seu desenvolvimento econômico, fazendo parte desta conscientização racional. Sobre o litígio da satisfação e da qualidade de vida, verifica-se que as pessoas estão se adaptando ao fato respeito ambiental, deixando mais o consumismo exagerado.

METODOLOGIA:

Os materiais utilizados para a construção do aquecedor solar são praticamente materiais recicláveis, sendo eles garrafas pet, embalagens tetra park; caixa d'água de PVC, canos de PVC, tinta preta fosca, assim esta utilização de material de baixo custo proporciona um projeto extremante simples e barato. O extraordinário e que as garrafas PET são pintadas de preto para absorver o calor e logo conectadas umas às outras compondo uma malha de seção paralela. Esta estrutura compõe o coletor solar propriamente dito. A garrafa PET é o próprio duto por onde passa a água no momento em que está sendo aquecido, o que permite classificá-lo como Sistema de PET. O reservatório térmico é composto por um depósito de plástico ou de fibra revestido por “cortinas” compostas de embalagens Tetra Pak e outros materiais isolantes como espumas, cobertores descartados, lonas e etc.

RESULTADOS:

A implantação do primeiro aquecedor de água em Ji-Paraná deu se no inicio do mês de março de 2008, em uma residência particular no Bairro Urupá, e com aproximadamente 40 dias o mesmo já se encontrava instalado e pronto para uso; varias observações foram realizados em horários determinados para verificar a quantos °C (variação de temperatura em graus Celsius), a água chegaria a cada hora marcada, assim após alguns dias de coletas de dados constatou-se que o maior °C foi marcado as 13h00min; sendo que nesta hora o termômetro marcou 48°C, com isso constatamos que o projeto realizado no município realmente funciona e pode ser aplicado por outras pessoas interessadas. O aquecimento solar da água através das garrafas PET proporciona muitos benefícios sem contar com o baixo custo e que pode ser construído pela população (todas as classes sociais) sem muitos problemas, corroborando com o desenvolvimento social, com a educação ambiental e com o uso racional da energia.

CONCLUSÃO:

Uma comunidade sustentável cuida de seu próprio meio ambiente e não danifica o alheio; utiliza seus recursos de forma frugal e sustentável, recicla materiais, minimiza os resíduos e os descarta de forma segura. A conservação, o controle da poluição e a melhoria do meio ambiente urbano constituem-se em elementos essenciais no plano da comunidade. A ética de vida sustentável deve orientar todas as atividades e da importância da reciclagem de matérias, também somos conhecedores de que pouco usamos das fontes renováveis de energia para o nosso dia a dia, sobre a pouca utilização do sol como fonte de energia térmica no aquecimento de água, num estado tão ensolarado como o de Rondônia.  Além da redução em nossa conta de luz, ao aproveitarmos essa fonte de energia gratuita estaremos dando a nossa contribuição, principalmente nos horários de pico, para aliviar o sistema gerador e distribuidor de energia elétrica, sendo o meio ambiente o maior beneficiado e de forma abrangente. A maior vantagem do aquecedor e o seu custo beneficiam, a facilidade de construção e a utilização de materiais reciclados beneficiando o meio ambiente, o que o torna atrativo para populações de baixa renda.

Palavras-chave: Engenharia Elétrica, Educação Ambiental, Sustentabilidade Regional.