61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
PERFIL DO ESTILO DE VIDA DE ACADEMICOS DE NUTRIÇAO E EDUCAÇÃO FÍSICA DE DUAS INSTITUIÇOES DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE COARI.
Kaliny de Souza Lira 1
Elisangela Domigos Miranda 2
Grasiely Faccin Borges 1
1. NESC-SOL/ISB/UFAM
2. NESC-SOL/UEA
INTRODUÇÃO:

O estilo de vida saudável tem sido um dos mais importantes determinantes da saúde de indivíduos, grupos e comunidades e pode ser influenciado, positivamente ou negativamente, pela condição financeira, familiar, amigos, escola, comunidade entre outros. Atualmente o estilo de vida vem sendo abordado como um conceito moderno de saúde, uma vez que a mesma é entendida não apenas pela ausência de doenças, mas por seis outros domínios, preconizados pela OMS, envolvendo fatores físicos e cognitivos. Apesar deste fato, coletivamente sabe-se que a condição de uma vida saudável ainda está longe de ser alcançada, mas pode-se melhora-la com mudanças, liberdade de escolha e simplicidade. O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil do estilo de vida de acadêmicos de Educação Física e Nutrição do 3° e 4° período, respectivamente.

METODOLOGIA:

Realizou-se um estudo transversal de perspectiva quantitativa, utilizando como instrumento de avaliação, para aquisição dos dados, o Pentáculo do Bem-estar, elaborado por Nahas e seus colaboradores (2000), que consiste em um questionário com 5 componentes, compostos por 3 questões cada, referentes á: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamentos e controle do stress. Os escores do referido questionário são: 0 (absolutamente não faz parte do estilo de vida), 1 (ás vezes corresponde ao seu comportamento), 2 (quase sempre verdadeira em seu comportamento) e 3 (a afirmação é sempre verdadeira no seu dia-a-dia; faz parte do seu estilo de vida). Os dados obtidos foram posteriormente transferidos para um banco de dados elaborado no Microsoft Excel, onde se realizou o calculo da média e desvio padrão. A pesquisa envolveu uma amostra constituída por 60 acadêmicos, sendo 30 de educação física e 30 de nutrição de duas instituições de ensino superior da cidade de Coari - AM.

RESULTADOS:

A média de idade dos acadêmicos de nutrição (AN) e educação física (EF), respectivamente, foi de 20,2 anos e 23,4 anos. Segue os principais resultados segundo componentes do questionário, grupos estudados e pontuações médias: Nutrição: AN – responderam que quase sempre tem alimentação saudável com consumo de frutas e verduras, evitando alimentos gordurosos e doces; EF – responderam ás vezes, indicando baixa atenção ao mesmo item. Atividade física: AN - responderam ás vezes realizar pelo menos 30 minutos de atividades físicas ao menos 2 vezes na semana; EF - responderam quase sempre para o item já citado. Comportamento preventivo: ambos os cursos responderam ás vezes conhecerem sua pressão arterial, níveis de colesterol procurando controlá-los, não fumam, não consomem álcool com moderação, ás vezes usam o cinto de segurança ou capacete respeitando as normas de trânsito, nunca ingerindo álcool ao dirigir. Relacionamento social: os grupos responderam quase sempre terem bom relacionamento com amigos, cultivo dos mesmos, atividades esportivas em grupos. Controle do stress: AN – afirmam quase sempre reservar tempo para relaxar, equilibrando tempo de lazer/trabalho e mantém discussão sem alterar-se diferente do grupo de EF que às vezes se alteram em discussões.

CONCLUSÃO:

Através da análise dos dados pode-se concluir que os acadêmicos de nutrição têm um perfil de estilo de vida mais positivo em relação aos acadêmicos de educação física. Dos componentes estudados, os acadêmicos de nutrição melhor atenderam ao que corresponde à alimentação, apresentando hábitos saudáveis estabelecidos pelo Pentáculo do bem-estar. Já no componente atividades físicas, os mesmos acadêmicos demonstraram não dar atenção necessária à prática das mesmas. O inverso ocorreu com os acadêmicos de educação física que demonstraram baixa atenção aos hábitos da alimentação saudável, mas atenderam positivamente o componente correspondente ás atividades físicas.

Palavras-chave: Nutrição, Educação Física, Estilo de Vida.