61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PRATICANDO CIDADANIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Norma Maria Coelho Vieira 1, 3
Renata dos Santos Luz de Oliveira 1, 5
José de Souza Vieira 1, 3
Geraldo de Magela Carvalho de Oliveira 4, 5
Judes Gonçalves dos Santos 2
1. UNIR - Universidade Federal de Rondônia - Pós Graduando em Ensino de Fisíca
2. UNIR - Universidade Federal de Rondônia; Dr. do Departamento de Fisíca
3. E.E.E.M. Jovem Gonçalves Vilela
4. Universidade Federal de Itajubá - Mestrando em Uso Racional de Energia
5. SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Prof. do Ensino Técnico
INTRODUÇÃO:

A contribuição para a construção no jovem estudante de uma consciência critica e garantir um maior comprometimento com a questão ambiental, cooperando com a manutenção da limpeza do Município de Jí-Paraná, realizando uma coleta de lixo seletiva em casa, na Escola e na comunidade. Assim a escola se propôs a trabalhar na edificação de valores, que desenvolvam no aluno atitudes responsáveis, onde terão a oportunidade de observar costumes familiares que não condiz com a realidade globalizada de uma coleta de lixo doméstico seletivo e ainda através da interdisciplinaridade mostrar a importância da Física nos efeitos causados pela ação do homem no meio ambiente.  

METODOLOGIA:

Para a concretização foram realizados alguns passos;  em primeiro momento, em sala de aula conscientização dos alunos através de pesquisas e investigações domésticas. No segundo momento foi estabelecida a prática da coleta de plástico e material de alumínio, que foram vendidos para arrecadar fundos para auxiliar nos custos do projeto, que teve como parceiro o Banco da Amazônia (Agência local). Após o sucesso da coleta, e alunos e funcionários conscientizados, realizaram um pit stop. A comunidade escolar e funcionários do Banco da Amazônia procuraram o fortalecimento da campanha, fixando cartazes e faixas na cidade, distribuindo folder nos comércios e colando adesivos em carros, buscando assim, sensibilizar a sociedade para a importância de manter o Município limpo, diminuindo os impactos perniciosos ao meio ambiente.

RESULTADOS:

Pôde-se perceber uma mudança considerável no comportamento dos alunos na escola. Carteiras e paredes das salas de aula passaram a não serem mais riscadas. Lixeiras distribuídas em diversos locais são usadas com naturalidade. Os próprios colegas advertem os outros quanto à manutenção da limpeza de cada sala. Através de depoimentos de pais, observou-se que o lixo doméstico, passou a ser reciclado, embora o sistema de coleta de lixo no Município não aconteça de forma adequada. Observou-se ainda, que após a realização do pit stop, muitas lixeiras foram assentadas em frente às lojas do centro da cidade. O projeto proporcionou à escola a construção de uma parceria forte, com o Banco da Amazônia. Esta iniciativa gerou exemplos similares, multiplicando os esforços, não só da Escola Estadual de Ensino Médio Jovem Gonçalves Vilela e do Banco da Amazônia (BASA), mas da população do Município de Jí-Paraná.

CONCLUSÃO:

Diante da situação dramática que se encontra o planeta devido às práticas nocivas do homem em relação ao meio ambiente, sendo uma das maiores preocupações dos ambientalistas e estudiosos o lixo urbano; conclui-se que a iniciativa da escola em conscientizar os alunos, buscar parcerias com o Banco da Amazônia e envolver a comunidade de forma geral foi considerável. É conscientizando ao poder público municipal da necessidade de mais eventos deste porte sejam realizados, pois é prática de cidadania. 

Instituição de Fomento: BASA - Banco da Amazônia /Agência Local
Palavras-chave: Lixo Seletivo, Educação Ambiental, Comunidade Participativa.