61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 4. Jornalismo e Editoração
Estudo e pesquisa-ação em editoração gráfica para o jornal mural ‘Pet Caboquinho’, da Universidade Federal do Amazonas
Andréia Mayumi Niiyama 1
Renan Albuquerque Rodrigues 1
Diana Medeiros Fournier 1
Luiza Elayne Correa Azevedo 1
1. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
O jornal mural é um instrumento de comunicação que perdeu espaço nos últimos anos, dentro das universidades públicas do Norte do país, devido a proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como blogs, sites, notícias via SMS etc. Entretanto, no que pese sua produção ser artesanal, o jornal mural apresenta diversas vantagens ante demais produções: o layout do mural pode ser modificado a cada tema; as informações podem ser trocadas sem gerar muito desperdício; e, por causa do sistema ser modular, ele pode ser composto de diversas formas. Neste contexto, cabe destacar que o PET Caboquinho — jornal mural do curso de jornalismo da Ufam — foi projetado para um público bem específico, alunos do 8º e do 9º anos das escolas de rede pública estadual Djalma Batista e Jacimar Silva Gama, localizadas no entorno da universidade pública federal amazonense, no intuito de efetivar uma ação prática que possibilitasse reflexões a partir da popularização da leitura.
METODOLOGIA:
Para efetivar a proposta de pesquisa-ação, foram utilizados métodos básicos de diagramação, com disposição das caixas de texto em modo não-linear, mantendo, assim, a leitura dinâmica e dando ao leitor a liberdade de escolha de qual informação ler primeiro. Como o jornal é baseado na temática da educação ambiental, os autores optaram por construí-lo com resíduos de diversos materiais e papéis reciclados, em consonância com a preocupação climática. Com o tema já definido, foi criado o jornal “PET Caboquinho”. Ilustrações relacionadas a ele foram tematizadas com o cuidado de não dispor muitas delas juntamente com os textos, para que se evitassem ruídos visuais. Foram explorados princípios da ergonomia na editoração gráfica do jornal mural. Eles foram relacionados às cores e tipografias usadas na formatação da publicação. No título, foram usadas cores fortes e tipografia desenhada e nas caixas de texto colocou-se tipografia sem serifa. O princípio do contraste, no fundo claro ante um texto escuro, foi utilizado para facilitar a leitura e dar ênfase à temática ambiental, levando em consideração a proposta da publicação.
RESULTADOS:
Conseguiu-se realizar oficina na Escola Estadual Djalma da Cunha Batista, na 5ª Semana de Ciência e Tecnologia do Estado, com o tema “Comunicação e Educação Ambiental na Perspectiva de Jornal Mural: PET Caboquinho”, onde foram selecionados 20 alunos do 9º ano para participar de atividades lúdico-educativas. Durante uma semana, foram apresentadas matérias relacionadas ao ambiente e educação ambiental. Depois foram ensinadas técnicas de elaboração das cabeças (chamadas de página) e dos textos. Por fim, a construção do mural por técnicas de corte e colagem, foi efetivada durante a semana. No 11º Encontro dos Grupos PETs da Ufam (Amapet) 2008, o PET Caboquinho foi apresentado por meio de uma sessão oral, a partir da qual foram mostrados a construção e o conteúdo do jornal mural.
CONCLUSÃO:
O projeto PET Caboquinho atingiu os objetivos propostos de integrar e conscientizar sobre educação ambiental, além de ter servido como meio para a produção textual e comunicação visual nas escolas selecionadas na atividade. Em função do exposto, a ação transformou-se em uma Atividade Curricular de Extensão do curso de Comunicação Social Ufam e em Projeto de Extensão contínuo para ser desenvolvido em outras escolas. Está sendo editorada uma cartilha ambiental, a partir de uma linguagem apropriada, tendo em vista facilitar o debate, sendo que o lançamento está previsto para o início de 2010.
Palavras-chave: Comunicação comunitária, Educação ambiental, Amazônia.