61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UM GRANDE DESAFIO: ENSINO DE FÍSICA NO PERÍODO NOTURNO EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA
Ed Carlos Coelho de Souza 1, 3
Norma Maria Coelho Vieira 1, 4
Renata dos Santos Luz de Oliveira 1
José de Souza Vieira 1, 4
Paulo Malicka Musiau 1, 5
Judes Gonçalves dos Santos 2
1. UNIR - Univesidade Federal de Rondônia - Pós graduando em Ensino de Fisíca
2. UNIR - Universidade Federal de Rondônia - Dr. do Departamento de Fisíca
3. E.E.E.F.M. Juscelino Kubitschek de Oliveira
4. E.E.E.M. Jovem Gonçalves Vilela
5. E.E.E.F.M. Júlio Guerra
INTRODUÇÃO:
Transformar o ensino de Física no período noturno, fascinante em uma escola pública de periferia tem sido um repto respeitável. A escola é situada em um bairro periférico do Município de Jí-Paraná em Rondônia, possui uma clientela muito humilde. Oferece o ensino médio no período noturno, com carga horária reduzida em relação ao que é ofertado aos alunos do período diurno. Os alunos na sua maioria trabalham e se dispõem de pouco tempo para se dedicar aos estudos. O professor, observando a falta de motivação e de perspectiva dos alunos para disputarem uma vaga na Universidade Federal de Rondônia, e tais situações influenciarem negativamente no desempenho escolar provocando uma baixa estima, passou a oferecer aulas práticas na sala de aula e no pátio da escola, que não possui um espaço adequado como um laboratório. Os alunos com material reciclável, e sem custos, realizam experimentos, tornando as aulas bem atraentes e o ensino de Física contagiante.
METODOLOGIA:

Para a realização dos experimentos e motivação destes alunos que se encontram cansados pelo excesso de trabalho, muitas vezes trabalhos braçais, e com pouca renda para investir nas aulas práticas, foram usados materiais como garrafas PET, barbantes, carrinho de plástico do qual os filhos dispunham em casa, papelão, pilhas usadas, entre outros materiais. Desta maneira o professor enriquecia as aulas teóricas com aulas bem dinâmicas, e o fascínio dos alunos eram que eles mesmos montavam seus experimentos corroborando com uma aprendizagem qualitativa contribuindo para formação profissional contemporâneo.

RESULTADOS:
Os resultados apontam que 82% dos alunos passaram a ver através da Física uma forma diferente de abordar os conteúdos propostos, antes vistos sem nenhum interesse e nem sabendo como, onde e quando aplicá-los. Estes resultados foram constatados ao ser observados a permanência dos alunos em sala de aula e a redução na evasão escolar. Diante desta situação o professor buscou apoio junto ao Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia, Campus local, com o intuito de elevar a auto-estima dos alunos e manter as aulas neste padrão de qualidade. O departamento sugeriu a matrícula dos alunos no curso pré-vestibular em Física que esta sendo oferecido e 90% dos alunos matriculados no curso pertencem à Escola.
CONCLUSÃO:

A preocupação do professor em relação à falta de motivação de seus alunos é uma situação que vem sendo discutida há um bom tempo e que está longe de ser resolvida, pois, se sabe que o ensino oferecido no período noturno não oferece os mesmos resultados do ensino diurno. Tomando a iniciativa de oferecer ensino de física através de experimentos com material reciclável, sem custo financeiro, sem dispor de um local decente e disponibilidade de tempo é um grandioso desafio. Através dos resultados obtidos, em especial o retorno dos alunos em freqüentar cursinho de Física oferecido pela Universidade Federal, demonstra que houve resgate de valores, o que vai impactar a vida profissional destes alunos de uma forma muito positiva. 

Palavras-chave: Ensino de Fisíca, Ensino Noturno, Material Reciclável.