61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
PADRONIZAÇÃO DOS EXTRATOS ORGANICOS E AQUOSOS DE GEOPRÓPOLIS DE Melipona fasciculata Smith (TIÚBA)
Mayara Soares Cunha 1
Richard Pereira Dutra 1
Flavia Maria Mendonça do Amaral 1
Maria Nilce de Sousa Ribeiro 1
1. Universidade Federal do Maranhão-UFMA
INTRODUÇÃO:
O Brasil é rico em espécies de abelhas sociais nativas, conhecidas como abelhas indígenas sem ferrão, ou meliponíneos. Atualmente são criadas comercialmente em agrupamentos de colônias, denominados meliponários, constituindo a meliponicultura. Melipona fasciculata Smith (tiúba), espécie de abelha social sem ferrão frequente no Estado do Maranhão é fonte de renda de várias famílias, principalmente de baixa renda, do interior do Estado para produção de mel, cera e geoprópolis. Atividades analgésica, antiinflamatória, antiendematogênica, antioxidante, anti-tumoral e presença de compostos fenólicos já foram demonstradas na geoprópolis. O projeto objetiva padronização da metodologia de extração para geoprópolis de Melipona fasciculata Smith (tiúba) utilizando teores de compostos fenólicos e flavonoides como parâmetros, visando o desenvolvimento de produtos para uso alimentar ou terapêutico.
METODOLOGIA:
Geopropolis de Melipona fasciculata Smith  foram coletadas diretamente das colméias dos meliponários  no município de Palmeirândia-MA,  localizado na Baixada ocidental maranhense, em março/2008, das quais foram obtidos extratos alcoólicos, hidroalcoólicos e aquosos, empregando planejamento fatorial dos fatores: operação de extração (maceração), hidromódulo (relação droga/solvente) e liquido extrator (etanol 100%, etanol 70%, etanol 50% e água). Nos extratos realizou-se prospecção química de compostos fenólicos, triterpenos e alcalóides e se avaliou a concentração de polifenóis totais e flavonóides, através de método espectrométrico UV-Vis.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que os extratos obtidos com etanol puro (100%) e etanol a 70%, apresentaram maiores rendimentos extrativos, 11,15% e 7,67% respectivamente, Os teores de flavonóides totais variaram de 0,10-0,87% e os teores de fenólicos totais variaram de 14,89-24,48%. Os maiores teores de polifenóis totais foram encontrados nos extratos etanolico e hidroalcoolico a 70%, enquanto os maiores teores de flavonoides apresentaram-se no extrato etanolico. Considerando que o método extrativo deve ser selecionado com base na eficiência, estabilidade dos constituintes químicos extraídos, o tempo e o custo operacional, a reextração por mais 24 horas possibilitou obter concentrações de compostos fenólicos mais altos que os obtidos na primeira extração.
CONCLUSÃO:
A extração de geopropolis por maceração com variação do liquido extrator de etanol a água, possibilita resultados variáveis nos rendimentos extrativos, nos teores de flavonóides e compostos fenólicos totais. A maceração do geopropolis com etanol apresentou valores maiores em dois dos parâmetros analisados, rendimento e teores de flavonóides. A classificação de qualidade de própolis de Apis melifera é relacionada aos teores de fenólicos e flavonóides e  considerando que  não há legislação para produtos de abelhas sem ferrão, os estudos de padronização do extrato de geopropolis  com base nos teores de polifenois totais e flavonoides, demonstram a qualidade do produto meliponicula e é um requisito essencial para a transformação destes produtos para uso farmacêutico e alimentício.
Instituição de Fomento: CNPq, BASA
Palavras-chave: Padronização, Geoprópolis, Melipona fasciculata.