61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Rinaldo César de Holanda Beltrão 1, 2
Terezinha Monica Sinício Beltrão 1, 3
1. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife
2. Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes
3. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
A Legislação Brasileira e a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, orientam que os estudantes com deficiência devem estar matriculados na escola no ensino regular, preferencialmente, isso traz à escola desafios que apontam para um redirecionamento na prática pedagógica, na avaliação da aprendizagem, na sua forma de organização curricular, entre outros. Logo, faz-se necessário a utilização de todos os meios e recursos que possam auxiliar nessas novas demandas possibilitando que os estudantes tornem-se sujeitos de sua aprendizagem. Diante desses desafios, a utilização de recursos tecnológicos surge como aliado para oferecer maior autonomia e independência aos estudantes com deficiência, pois através de equipamentos, hardwares, softwares, estratégias e práticas concebidas e aplicadas, estes podem superar as dificuldades encontradas seja na comunicação, na interação ou na realização de atividades propostas no espaço escolar. Este projeto tem como objetivo apresentar possibilidades de utilização dos recursos de Informação e Comunicação por usuários com deficiência ou com mobilidade reduzida utilizando-se de Tecnologia Assistiva na modalidade de acessibilidade ao computador, no laboratório de informática da Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, em Recife-PE.
METODOLOGIA:
A elaboração deste projeto iniciou com uma pesquisa da legislação brasileira, da política nacional de educação especial e de bibliografia para embasamento teórico. A implantação foi numa escola da rede pública municipal da periferia da cidade de Recife-PE. Foi efetuado o levantamento dos recursos de hardware disponível no laboratório de informática para que fossem verificadas quais ajudas técnicas e tecnologias assistivas poderiam ser instaladas. Por iniciativa da rede municipal houve um aumento do número de equipamentos de dez para vinte computadores. Depois foram efetuadas pesquisa e instalação de softwares livres e adaptação de hardware para favorecer a acessibilidade ao computador. Em seguida elaborou-se um manual de procedimentos com soluções de acessibilidade. A partir daí foi planejado e executado um programa de capacitação com 4 horas de duração, para que o corpo docente tomasse conhecimento das ferramentas que estavam sendo disponibilizadas. Por fim tem sido feito o acompanhamento periódico dos usuários na perspectiva da oferta de novos recursos e serviços, para que seja verificada a necessidade de intervenção e aprimoramento no ambiente do laboratório de informática, uma vez que poderão surgir novos desafios funcionais e/ou novas tecnologias.
RESULTADOS:
Podemos verificar como resultados o despertar do corpo docente para a necessidade da inclusão dos alunos com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida e das possibilidades de efetivação desta inclusão, a criação de um espaço que oferece os recursos e serviços de informática para todos aqueles que desejarem utilizá-lo, com autonomia e independência, dentro de uma perspectiva de inclusão a que se propõe a escola pública em nosso país e a utilização do software DOSVOX pelo Projeto de Alfaletramento na alfabetização de alunos das turmas de EJA, mesmo aqueles que não têm deficiência.
CONCLUSÃO:
Desenvolvemos uma proposta de implementação e uso de diferentes ferramentas de acesso ao computador, através de adaptações que visam facilitar o acesso de comandos, utilização de hardwares e softwares específicos, que possibilitem uma maior autonomia de produção para pessoas com necessidades educacionais especiais. A Tecnologia Assistiva em nosso país é algo que está em desenvolvimento e é preciso um esforço conjunto para que os desafios sejam transpostos e se efetive uma prática de atendimento às especificidades das pessoas. Hoje já existem muitos softwares com soluções criativas que buscam eliminar as dificuldades funcionais de pessoas com deficiência e que estão sendo disponibilizados gratuitamente. A grande maioria deles é fruto de produção científica das universidades. É preciso agora que se desenvolvam ações para que essas soluções possam de fato chegar àqueles que mais precisam delas e a iniciativa da realização deste projeto visa colocar os espaços dos laboratórios de informática das escolas públicas como mediador entre as tecnologias assistivas e os usuários que dela necessitam.
Palavras-chave: Inclusão, Tecnologia, Acessibilidade.