61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: UMA AULA DE CIDADANIA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE  
Flávia Renata Farias Pugliesi 1
Edneida Salgueiro Campelo Barbosa 1
Valéria da Fonseca Silva 1
1. Secretaria de Educação Esporte e Lazer/SEEL
INTRODUÇÃO:

Sabemos que as questões energéticas estão no centro das discussões a respeito das mudanças climáticas do planeta, ao lado de temas como desenvolvimento, sustentabilidade e inovações tecnológicas; e compreender essas questões é fundamental para tomarmos posição nesse debate, seja na escola, seja fora dela. Dessa maneira, verificamos que era preciso divulgar ações educativas em relação à proteção do planeta, e o primeiro passo teria que ser dado em nossa vida cotidiana em relação aos nossos hábitos, compreendendo a importância de Eficiência Energética, buscando reverter os impactos que a ação humana tem provocado sobre o meio ambiente. Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Vila São Miguel, Recife-Pernambuco em quatro turmas do ensino fundamental I com alunos na faixa etária entre 8 e 13 anos em parceria com a empresa PHILIPS, e teve como objetivo refletir sobre o uso eficiente da energia e os impactos dessa atitude para o meio ambiente. A iniciativa surgiu a partir das diversas discussões a respeito das mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos e através das áreas do conhecimento estudadas como: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Artes, Ciências e Temas Transversais buscou, despertar uma nova postura de consumo consciente, planejado e sustentável.

 

 

METODOLOGIA:

O projeto teve a duração de seis meses e contou com a parceria da empresa PHILIPS, que disponibilizou materiais para os alunos contendo informações sobre a temática. Produzimos textos e desenhos variados, confeccionamos maquetes de uma usina hidrelétrica, realizamos uma dinâmica utilizando cartas enigmáticas, lemos panfletos e gibis de orientação para o consumo de energia elétrica. Fizemos adivinhações, palavras cruzadas, acrósticos e trabalhamos com matérias de jornais de circulação do estado sobre a Eficiência Energética. Exibimos vídeos sobre a Hidrelétrica de Paulo Afonso (CHESF), a Casa dos Desligados (ANEEL), o Aquecimento Global (GREENPEACE), De Onde Vem Energia? (MEC). Os alunos participaram de oficinas temáticas ministradas por funcionários voluntários da PHILIPS, e também visitaram o Espaço Ciência. Apreciamos algumas experiências da caixa de engenhoca disponibilizada pela PHILIPS para reconhecimento das fontes energéticas. Duas feiras de conhecimento foram organizadas pelos alunos uma na escola e outra realizada na Universidade Federal de Pernambuco, onde os mesmos puderam apresentar o fogão solar e a casa da energia. Todo o material produzido pelos alunos será publicado em um almanaque produzido pela PHILIPS e distribuído para as escolas para divulgação dos trabalhos.

 

RESULTADOS:

Com essa experiência a turma descobriu que a sensibilização é o primeiro passo para participar das necessárias mudanças de atitudes, de modelos e valores que poderão diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas. E uma dessas ações é usar a energia de forma consciente e sustentável. Percebemos mudanças significativas na atitude dos alunos em sala de aula como: apagar as luzes ao sair para o recreio, preocupação com os gastos energéticos da família, além da sensibilização para outras temáticas ambientais como, água, lixo, poluição, dentre outras. Sabemos que essa faixa etária atendida no projeto apresenta um grande potencial como agentes multiplicadores, ampliando a discussão na sociedade. Os alunos se empenharam em repassar para a comunidade os saberes apreendidos, sensibilizando pessoas de diversas faixas etárias, confeccionando e distribuindo cartilhas com dicas de consumo eficiente, fazendo experimentos e relatando através de uma exposição fotográfica as etapas vivenciadas no projeto. Os educandos demonstraram segurança e entusiasmo em todas as etapas do projeto, inclusive nas Feiras de Conhecimentos realizadas e nos momentos que tiveram de participar de campanhas de conscientização e divulgação do tema explorando a oralidade, a criatividade e o trabalho em equipe.

 

 

CONCLUSÃO:

O projeto contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem, estimulando, motivando e valorizando as experiências dos alunos e suas produções. Foi de grande importância também a parceria da escola com a iniciativa privada (EMPRESA PHILIPS), socializando conhecimentos, distribuindo material didático e acompanhando o processo, além da divulgação das produções dos alunos em outros espaços sociais. O uso eficiente da energia é uma necessidade nos tempos atuais e conhecer sobre essa ação é de fundamental importância. As informações apreendidas sobre o uso consciente da energia, nos fizeram refletir de forma positiva sobre a importância da preservação do meio ambiente para melhoria da qualidade de vida e a manutenção das vidas futuras. Nesse trabalho, tivemos também a oportunidade de analisar o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo dos nossos alunos, permitindo-lhes questionar e chegar a suas próprias conclusões, sem conhecer antecipadamente as respostas “corretas”. Descobertas significativas foram vivenciadas pelo grupo, refletindo na mudança de atitudes em relação à questão energética. A experiência foi positiva, o grupo realizou descobertas significativas e ficaram orgulhosos do produto final.

 

Instituição de Fomento: EMPRESA PHILIPS
Palavras-chave: Educação, Eficiência Energética, Meio Ambiente.