61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
DESPERTANDO O IMAGINÁRIO: CONTOS INFANTIS, DRAMATIZAÇÕES E DESENHOS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rianne Conolly Mendes 1
1. Profª Secretaria de Educação do Recife e de Olinda
INTRODUÇÃO:
A cada dia são encontradas crianças que passam pelas salas de aula sem serem alfabetizadas. Prova disso está nos resultados alarmantes detectados a partir de diferentes instrumentos de avaliação educacional. Despertar o imaginário, utilizando como recurso pedagógico e estratégia educacional a literatura infantil, jogos dramáticos e desenhos, possibilita a promoção da auto-estima e o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio, fazendo com que a criança sinta-se singular e única, pronta para o aprendizado. Nesse contexto, foi desenvolvido o projeto Despertando o Imaginário, em duas instituições da rede pública de ensino: no 1º Ano do 2º Ciclo ( 3ª série) do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo VI, Recife - PE e no PRÈ-II da Educação Infantil da Escola Santa Tereza, Olinda – PE, com o propósito de despertar nos alunos o interesse pela leitura/escrita e melhorar o desempenho cognitivo. Em sala de aula, biblioteca, sala de vídeo, laboratório de informática e pátio da escola, foram desenvolvidas atividades que favoreceram o desenvolvimento cognitivo. Este trabalho apresenta essa experiência pedagógica, na perspectiva de contribuir para a melhoria do ensino infantil.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas, para incentivo à leitura/escrita, contação de histórias, dramatizações, re-escritas coletivas e desenhos, buscando sempre despertar o imaginário infantil, facilitadas pelo uso das TCI’s. Estimulados a criar histórias, desenhar, pintar, ler, dramatizar, os alunos tiveram suas produções finais expostas em sala de aula e as dramatizações socializadas em outras turmas. Ao final do semestre, uma das histórias, selecionada para ser dramatizada, teve como público a comunidade escolar, o que muito alegrou e motivou os alunos, elevando a sua auto-estima, conduzindo-os ao desejo de participar ativamente de todas as atividades. Visitas à biblioteca para momentos de leituras de gêneros literários variados revelaram nos alunos o gosto pela leitura. Em sala de aula, através de CD Player, músicas foram ouvidas e dramatizadas. Foram realizadas algumas sessões de filmes, DVDs de histórias infantis e musicais. Essas atividades facilitaram a leitura/escrita individual e/ou coletiva, oportunizando ao aluno o uso da imaginação.
RESULTADOS:
Nas diversas atividades desenvolvidas, os alunos elevaram os seus conhecimentos. Os resultados surpreenderam pelas atitudes e interações deles em resposta aos momentos pedagógicos e dinâmicos. O que se tornou sensivelmente perceptível entre eles, foi a busca em ler e escrever, bem como o hábito na contação de história e re-contagem de contos lidos. Constatando-se, então, que o trabalho foi significativo e enriquecedor. Nas duas instituições, as crianças envolvidas nas atividades demonstraram, através de textos, desenhos, dramatizações, gestos e conversas, o seu aprendizado.
CONCLUSÃO:
O ato de propor às crianças um jeito diferente de aprendizagem, estimulando a imaginação, através da leitura, dramatização e desenhos, tendo como forte aliado o uso das TCI’s , possibilitou o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento, pois entende-se que é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve a sua socialização atitudinal.
Palavras-chave: Imaginário, recursos educacionais, aprendizagem.