61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A MACROCEFALIA URBANA NO ESTADO DE RORAIMA E SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA ESPACIAL DO MUNICÍPIO DE IRACEMA
Anderson do Nascimento Menezes 1
Rafael da Silva Oliveira 1
1. universidade federal de roraima
INTRODUÇÃO:
O estado de Roraima, nas últimas décadas, sofreu significativas alterações em sua configuração territorial, sobretudo após a abertura e pavimentação asfáltica da BR-174. Associado ao boom do garimpo que estimulou a migração, de diversos pontos do país, para Roraima, a referida rodovia interestadual contribuiu para maximizar as relações entre a capital do estado do Amazonas e a cidade de Boa Vista, como, também, favoreceu focos de ocupação que ocasionaram no surgimento de cidades. Entretanto, apesar da criação de novas cidades (e municípios), o estado de Roraima é marcado por uma significativa concentração, no tocante a oferta de bens e serviços, apresentando assim feições macrocefálicas em sua rede urbana - uma cidade-cabeça enorme em relação as demais cidades que constituem o corpo. Assim sendo, o presente estudo discute a importância da BR-174 no contexto do surgimento das cidades situadas às margens da rodovia e, também, a relação de dominação da capital aos demais municípios de entorno. Para tanto, centramos nossa atenção em uma porção específica do estado, buscando compreender a estrutura e a dinâmica urbana do município de Iracema a partir de sua dependência em relação a capital Boa Vista.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico, tendo como foco duas linhas específicas: a primeira, concernente ao histórico do surgimento e demais reformas da BR-174, como, também, da fragmentação da malha municipal do estado de Roraima, visando assim compreender a dinâmica sócio-espacial e geo-histórica da realidade estudada e; a segunda, dedicada à discussão teórica existente na Geografia e ciências afins sobre rede urbana e macrocefalia urbana, contribuindo para consubstanciar o aporte teórico do estudo. Ainda, foram realizadas pesquisas de campo, seguidas de entrevistas e levantamento fotográfico, para elaboração de mapas, gráficos e tabelas que contribuíram na discussão e compreensão da problemática do estudo. Vale ressaltar que também foram utilizados dados oficiais da prefeitura e órgãos dedicados a pesquisa e planejamento como, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
RESULTADOS:
A cidade de Iracema possui sérios problemas estruturais, desde aqueles atrelados a infraestrutura até desabastecimento e ausência de oferta de produtos básicos relativos à manutenção do dia-a-dia. A dependência dos citadinos de Iracema em relação a capital do estado é visível, podendo ser exemplificado pela atual situação da saúde pública, cuja Iracema é a última cidade em número de funções de saúde, segundo os dados do IBGE (2000), possuindo somente uma Unidade de Saúde e uma ambulância situada na sede para atender todo o território municipal. Cumpre mencionar que a referida Unidade não dispõe de nenhum leito e possui escassos recursos humanos para desempenhar suas atividades. Por fim, vale ressaltar o problema fundiário verificado no município, pois segundo o depoimento do Sr. Militão Pereira Costa (e confirmado segundo a Prefeitura Municipal de Iracema) "até hoje o município tem problemas na justiça, pois todo o espaço onde está a cidade de Iracema, da BR-174 até o rio Branco, ainda é minha propriedade no papel". Assim sendo, o presente cidadão, fundador do núcleo urbano que originou a cidade de Iracema, paga o ITR (Imposto Territorial Rural), ou seja, não existe arrecadação do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), influenciando diretamente no desenvolvimento da cidade.
CONCLUSÃO:
A macrocefalia evidenciada no estado de Roraima favorece a fragilização dos núcleos urbanos dos municípios situados no entorno da capital, caracterizando assim uma rede urbana fortemente primaz, frágil e pouco densa. Nessa relação a rede de transportes desempenha importante papel, pois além de estabelecer conexão entre o núcleo urbano de Boa Vista e Manaus, estimulou também, o surgimento de cidades, mesmo que de maneira precária como verificado em Iracema. Neste contexto, cumpre mencionar que diversos fatores históricos, no contexto geopolítico brasileiro, incentivaram a ocupação e foram decisivos para que Boa Vista exercesse centralidade e grande importância no cenário estadual nos mais diversos setores e segmentos, gerando assim uma forte dependência das demais cidades em relação a capital. Entretanto é preciso refletir e estabelecer políticas públicas afirmativas capazes de caminhar no sentido de descentralizar as diversas funções urbanas da cidade boavistense, visando contribuir no desenvolvimento das outras regiões do estado. Com tais ações as cidades do estado passarão de núcleos urbanos situados "à beira da rodovia" e de passagem para assumir funções relevantes no contexto regional e, sobretudo, oferecer melhores condições de vida para seus citadinos.
Palavras-chave: Macrocefalia Urbana, BR-174, Município de Iracema.