61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
OCORRÊNCIA DO GÊNERO Copaifera NO ESTADO DO AMAZONAS A PARTIR DE REGISTROS DO HERBÁRIO DO INPA  
Andreza Pereira Mendonça 1
Rita Morgana Souza de Melo 2
Camila Garcia Fernandes de Souza 3
Noemia Kazue Ishikawa 4
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia- IFRO
2. Centro Universitário Luterano de Manaus-ULBRA
3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia-IFAM
4. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA
INTRODUÇÃO:

As espécies do gênero Copaifera são árvores nativas da região tropical da América Latina e também da África Ocidental. As espécies desse gênero são consideradas de uso múltiplo devido o uso da madeira pela indústria de compensado e o óleo-resina utilizado para fins fitoterápicos ou cosméticos.  O óleo de copaíba também é usado na medicina popular. Atualmente, no Amazonas há um incentivo a extração do óleo por meio do Decreto Estadual n0. 25.044 de 1 de junho de 2005 que proíbe o corte das árvores. Tal medida, fortalece a atividade não madeireira e ressalta a necessidade de identificação correta das espécies do gênero Copaifera no Estado para que se tenha informações confiáveis sobre a produtividade de óleo por espécie em cada região do Amazonas e, consequentemente, se possa estabelecer os canais de comercialização do óleo combinado ao manejo florestal sustentável desse gênero. Portanto, o objetivo do trabalho foi levantar as espécies de copaíba e suas áreas de ocorrência no Estado do Amazonas.

METODOLOGIA:

A ocorrência das espécies do gênero Copaifera no Estado do Amazonas foi realizada por meio de um levantamento das exsicatas do herbário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.

RESULTADOS:

Há registro da ocorrência da copaíba no Brasil em 439 exsicatas depositadas no herbário do INPA, deste total apenas 99 exsicatas fazem referência as espécies de Copaifera identificadas no Amazonas. No Estado foram registradas ocorrência de sete espécies em ordem crescente de ocorrência: C. cordifolia Hayne (n=1), C. langsdorfii Desf. (n=1), C. reticulata Benth. (n=1), C. venezuelana F. Ritter & Harms. Var. laxa (n=1), C. guyanensis Desf. (n=3), C. glycycarpa Ducke. (n=6) e C. multijulga Hayne (n=83). A C. multijuga foi identificada nos municípios de Borba, Lábrea, Novo Aripuanã, Tefé e Manaus. A C. multijuga foi registrada apenas nos Estados do norte e centro oeste, enquanto as espécies C. guyanensis e a C. venezuelana tiveram registro apenas no Amazonas.

CONCLUSÃO:
O registro das espécies de copaíba nos municípios do Amazonas reforça a necessidade de manual botânico prático que possibilite distinguir as espécies do gênero pelos botânicos práticos combinado ao manejada da extração do óleo, a fim de assegurar a procedência e qualidade do produto final.
Instituição de Fomento: FAPEAM, INPA e IFRO
Palavras-chave: copaíba, fitogeografia, Amazônia Ocidental.