61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
O JORNALZINHO DA ESCOLA INCENTIVANDO A PRODUÇÃO ESCRITA
MARTHA MACEDO DA SILVA 1
1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS
INTRODUÇÃO:

Para os estudantes de ensino fundamental produzir textos escritos é uma tarefa muito árdua,  capaz de deixá-los inibidos e amedrontados. Em virtude desta problemática é que muitos teóricos e pesquisadores vêm dedicando especial atenção ao analisarem as questões que esses alunos da educação básica enfrentam diariamente em relação a escrita da língua materna, em especial no tocante a produção das diversas modalidades de textos escritos. Por este motivo, esses pesquisadores preocupam-se em compreender tais dificuldades e trabalhar na busca de alternativas metodológicas que possam auxiliar na aprendizagem da produção textual. Buscando, dessa forma, estratégias que possam contribuir com os professores, procurando também alternativas que ajudem os educandos a desenvolverem habilidades de produção escrita. Motivados por tais questões e buscando alternativas para amenizar o problema, resolvemos criar junto com os alunos de educação básica da escola Centro de Excelência Irmã Carmem Cronenbol, um jornalzinho que circulasse na escola, cujo intuito é o de motivar a prática da produção escrita.

 

METODOLOGIA:

Com o intuito de buscar alternativas para incentivar e melhorar a produção escrita dos alunos da escola Centro de Excelência Irmã Carmem Cronenbol, procuramos apoiar nosso trabalho nos estudos teóricos de Ângela Kleiman (2000), Mariza Lajolo (1993), Celson dos Santos Vasconcelos (2009), Yves de La Taille e Elizabeth Harkot-de-La-Taille(2006). Também buscamos contribuições nas abordagens de estudiosos da Língua Portuguesa como: Faraco & Moura (2000), João Vanderliy Geraldi (2001), José Luiz Fiorin   (2002).

 

RESULTADOS:

Através de um levantamento preliminar da problemática que envolve à elaboração de textos escritos, que fez parte da nossa atuação diária em sala de aula na escola de ensino fundamental Centro de Excelência Irmã Carmem Cronenbol, pudemos observar as dificuldades que nossos alunos possuem para escrever e a aflição que sentem quando lhes é solicitado uma produção textual. Dessa forma, percebemos que as maiores dificuldades são decorrentes de não possuírem um conhecimento prévio suficiente dos assuntos abordados em seus textos e a falta de prática na comunicação escrita, também a falta de conhecimento e domínio das regras de produção textual e de incentivo da prática da escrita muito influenciam tais dificuldades. Assim, ao buscarmos estratégias que reduzissem nos alunos o medo de expressar-se por escrito e o incentivo à prática da escrita, nosso jornalzinho da escola surge como ponto de partida para o incentivo à participação, ao desenvolvimento e a melhoria das produções escritas dos alunos da educação básica de nossa escola.

 

CONCLUSÃO:

A produção de texto escrito é um dos principais elementos de comunicação, e isto é indiscutível, na sociedade moderna, portanto expressar-se por escrito com elegância e clareza tornou-se imprescindível, mas preencher estes requisitos é uma tarefa árdua, que depende de muita prática,  motivação, conhecimento e dedicação. Por este motivo, buscamos neste trabalho estratégias que reduzissem nos alunos o medo de expressar-se por escrito e os familiarizassem e incentivassem à prática da escrita.

 

Palavras-chave: Incentivo, Motivo, Participação.