61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
AQUISIÇÃO DA NORMA-PADRÃO DO PORTUGUÊS COMO FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Silvana Andrade Martins 1
Valteir Martins 1
Lauriane Teixeira de Lima 1
Ana Augusta de Oliveira Simas 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Este estudo fundamenta-se no princípio de que a escola, durante a formação básica educacional, deve garantir ao aluno a apropriação da língua padrão do português nas modalidades oral e escrita, como estratégia de aumento do letramento e como fator de inclusão social. Diante disso, esta pesquisa enfocou alunos do 3º ano do ensino médio, pelo fato de já estarem concluindo o ensino básico. Teve-se por objetivos conhecer as concepções de professores e alunos quanto ao ensino-aprendizagem do português e aos usos da língua dentro e fora da escola e verificar, através de experimentos em campo, o desempenho desses alunos no uso efetivo de estruturas morfossintáticas da norma-padrão. Os aspectos abordados foram referentes à concordância nominal e verbal, ao sistema pronominal, regência e modo verbal, cujos usos não-padrão na escrita e em contextos orais formais estão sujeitos à avaliação social fortemente negativa. O conhecimento da realidade linguística desses alunos como usuários da língua padrão é de grande relevância para subsidiar ações político-educacionais e orientar estratégias pedagógicas eficazes na promoção da inclusão na sociedade letrada.
METODOLOGIA:
O método de abordagem Dialética norteou o desenvolvimento desse estudo, uma vez que se buscou uma interpretação dinâmica da realidade pesquisada, considerando os fatores de natureza político-social envolvidos nas questões referentes ao ensino da língua na escola, correlacionados com as características socioculturais do grupo estudado. Participaram da pesquisa 05 professores de Língua Portuguesa e de 284 alunos de 10 turmas do terceiro ano do Ensino Médio, provenientes de 05 escolas estaduais de Parintins. As técnicas de coleta de dados foram a documentação direta através da observação sistemática realizada em sala de aula, com a finalidade de conhecer as práticas pedagógicas dos professores no ensino da norma-padrão, relacionando-as com suas concepções a respeito do ensino-aprendizagem da língua portuguesa na escola. Foram aplicados dois questionários, um aos professores e outro aos estudantes, contendo perguntas abertas e fechadas. Os alunos também fizeram dois testes-diagnósticos, nos quais constaram questões referentes ao uso de estruturas morfossintáticas da língua padrão e produziram um texto espontâneo. Os dados obtidos receberam tratamento estatístico em sua organização, tabulação e apresentação.
RESULTADOS:
Os resultados apontaram que os professores são conscientes da importância do ensino da norma-padrão, sem desrespeitar o dialeto do aluno. Consideram a leitura e a produção textual como as atividades mais eficazes para a aprendizagem da língua. Atribuem as dificuldades dos alunos no domínio da norma-padrão à falta de contato com textos e ao fato de falarem variedades dialetais muito afastadas do ‘português da escola’. No quadro das disciplinas, somente 16,99% dos alunos preferem o português. A leitura foi eleita como a atividade mais interessante das aulas, em oposição ao estudo da gramática. Na escala de atividades mais difíceis, citaram: ler em voz alta (27,8%), redigir (22,8%) e saber regras de ortografia (20,7%). Sobre o desempenho em língua padrão, os índices de adequação foram: concordância nominal, 83%; concordância verbal, 77,5% em frases SV e 74,1% em VS. A ocorrência do pronome átono na função de objeto foi de 62,5%, mas somente 32,0% grafaram ortograficamente. O uso das preposições ‘a/para’ junto aos verbos de movimento foi de 86,3%; com os verbos transitivos indiretos, o nexo preposicional ocorreu 31,8% com ‘assistir’ (presenciar) e 29,8% com ‘obedecer’. O uso adequado do subjuntivo foi de 48,7%, sendo que com os verbos irregulares esse índice caiu para 36,7%.
CONCLUSÃO:
Este estudo evidenciou pontos importantes sobre as concepções dos professores e alunos quanto ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa na escola, os quais são fundamentais para orientar as ações pedagógicas do professorado. Também se pode evidenciar em que medida os discentes da última fase do ensino básico do campo de estudo investigado dominam a norma-padrão da língua em sua modalidade escrita. Os pontos fortes e fracos na aquisição da língua padrão devem ser tratados à luz dos pressupostos teóricos dos estudos da variação linguística, considerando o binônimo da fala e escrita. Desta maneira, os resultados obtidos fornecem subsídios fundamentais para o planejamento de atividades eficazes no ensino de estruturas morfossintáticas específicas da língua padrão que apresentam maiores dificuldades para os alunos. O intuito da implementação dessas práticas é conduzir o aluno na apropriação da língua padrão na fala e na escrita, com a finalidade de aumentar suas chances de exercer plenamente a sua cidadania e de trilhar um caminho mais seguro de inserção na sociedade letrada.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Inclusão social, norma-padrão, ensino médio.