61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
ARQUIVO HISTÓRICO: CONSTRUINDO HISTÓRIA (AS) EM TEFÉ/AM
Maria Lucimeiry da Silva Barbosa 1
Cristiane da Silveira 1
1. UEA-CEST
INTRODUÇÃO:

O debate sobre a organização e a significação de arquivos e centro de memória é latente no âmbito das universidades e da sociedade brasileira. Ao refletir sobre as questões pertinentes à preservação da memória histórica nos deparamos com o descaso político social. A cidade de Tefé, como tantas outras brasileiras, faz parte do triste cenário nacional onde documentos valiosos para preservação da história perdem-se por falta de espaço físico, acomodações adequadas e cuidados especiais. O acervo histórico é composto por documentos da Igreja Católica, Movimento de Educação de Base (MEB), Relatórios de Pesquisa sobre Amazônia, Relatos de Viajantes que passaram pela região, entre outros. Estes foram coletados por diversos pesquisadores e instituições em mais de dois séculos e contam parte da história do Amazonas. Tendo em vista a necessidade de organização de documentos coletados desde o século XVIII foi que este projeto de pesquisa se desenvolveu, com o objetivo de confeccionar um inventário dos documentos já organizados.

 

METODOLOGIA:

A primeira fase da pesquisa consistiu em um processo de limpeza e higienização, separação e organização por espécie documental, sendo logo em seguida acondicionadas em pastas provisórias devidamente numeradas e identificadas. Na segunda fase iniciou-se a digitação da descrição das fontes com vista à classificação específica de acordo com a prática arquivística e impressão do material já catalogado, que no término do projeto comporá o inventário do acervo. O trabalho associa atividade prática a teórica possibilitando aos integrantes do projeto conhecimento da técnica de organização de arquivos e de preservação de documentos, capacitando-os nessa arte, haja vista a falta desses profissionais na cidade de Tefé e região.

RESULTADOS:

No Centro do Centro de Treinamento Irmão Falco, registramos, que parte do acervo passou por todo o processo de limpeza higienização, separação e organização por espécie documental. Vale ressalta que todos são documentos do Movimento de Educação de Base (MEB) e suas experiências pedagógicas realizadas nos municípios de Jutaí e Fonte Boa. No entanto, a catalogação ainda não está finalizada, mas é possível afirmar que a documentação se encontra incompleta e em péssimo estado de conservação, sendo impossível sua recuperação completa. O arquivo do Centro de Treinamento Irmão Falco foi organizado em 16 temas; assim distribuídos: documentos políticos, boletim informativo ∕ cartilha, avaliação de projeto, programação ∕ encontro, documentos diversos, documento contábil, manuscrito, registro de grupo ∕ comunidade, curso, correspondências, livros ∕ apostilas, fotos, formulário sem preenchimento, trabalhos pedagógicos, relatório, legislação/processos/mapas, no total de 4764 documentos organizados.

CONCLUSÃO:

A partir do contato com a documentação podemos concluir que o acervo pertencente à Prelazia de Tefé e distribuída em três acervos diferente (Centro de treinamento Irmão Falco, Rádio Rural de Tefé e Seminário São José) possui ricas informações para construção da historia de Tefé e região, abrindo possibilidades para o fortalecimento da historiografia regional, que atualmente encontra grandes lacunas. Ressaltamos que muitos dos documentos já foram perdidos, o que nos chama a atenção para a necessidade da critica para a inexistência de políticas dispensadas pelos poderes públicos para a preservação e construção da historia da cidade de Tefé.

Instituição de Fomento: : PAIC/FAPEAM
Palavras-chave: Arquivo Histórico, Organização, Confecção do Inventário .