61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
EFEITO DO ALAGAMENTO NA ATIVIDADE DA REDUTASE DO NITRATO EM FOLHAS DE MUDAS DE ANDIROBA SUBMETIDAS AO ALAGAMENTO
Valdir Mario Dias Monteiro 1
Hadrielle Karina Borges Neves 1
Hugo Amancio Sales Silva 1
Flavio José Rodrigues Cruz 1
Monyck Jeane dos Santos Lopes 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1, 2
1. Instituto de Ciências Agrárias/ Laboratório de Fisiologia vegetal Avançada, UFRA
2. Prof. Orientador
INTRODUÇÃO:

A andiroba (Carapa guianensis Aubl.) é uma espécie de uso múltiplo; a madeira e o óleo extraído das sementes são dois dos produtos mais importantes.  O óleo é usado na preparação de sabão e de cosméticos, e na produção de velas de andiroba que são indicadas para repelir mosquitos transmissores de doenças, como o da dengue e o da malária. Alguns grupos indígenas e populações tradicionais utilizam o óleo como repelente de insetos e no tratamento de artrite, distensões musculares e alterações dos tecidos cutâneos.

Na fase de muda varias espécies de porte arbóreo são suscetíveis a diversos tipos de estresses abióticos dentre os quais se destaca aquele provocado por alagamento. Ele desencadeia varias alterações fisiológicas tanto na parte aérea como radicular, o que pode ser notado pela redução de crescimento das plantas, assim como na atividade de varias enzimas.

Nesse sentido, analisar a resposta da atividade enzimática da redutase do nitrato em raízes de mudas de andiroba constitui um fato relevante dado que em meses de altas precipitações pluviométricas o encharcamento excessivo do solo pode desencadear resposta diferenciada desta enzima revelando mudanças fisiológicas no metabolismo nitrogenado em mudas de andiroba.

METODOLOGIA:

Mudas de andiroba com seis meses de idade foram transplantadas para vasos contendo 40 kg de solo com o pH corrigido e adubado segundo a necessidade da cultura. As mudas, já em vasos, passaram por um período de aclimatação de 40 dias após o qual foi iniciado um período de 15 dias de alagamento do sistema radicular, por meio do encharcamento do solo dos vasos contendo as plantas sob estresse anóxico. Ao final dos 15 dias foi medida a atividade da redutase do nitrato nas folhas de mudas de andiroba, e o resultado expresso em µmoles NO2-2. gMF-1. h1.

O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado com dois tratamentos (plantas controle e sob estresse por alagamento) e dez repetições. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

RESULTADOS:

O alagamento de 15 dias não foi suficiente para desencadear alterações significativas na atividade da redutase do nitrato em folhas de mudas de andiroba, verificando-se valores de 0.3966 e 0.3894 µmoles NO2-2. gMF-1. h1 , respectivamente, em plantas controle e sob alagamento.

CONCLUSÃO:

Não houve diferenças significativas entre as mudas controle e alagadas, sendo o período de 15 dias insuficiente para promover alterações na atividade da redutase do nitrato.

Instituição de Fomento: UFRA
Palavras-chave: Redutase do nitrato, andiroba, alagamento .