61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
OS RÓTULOS E AS EMBALAGENS AUXILIANDO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E CIÊNCIA.  
Cristiane Rose de Lima Pedrosa 1
Helenice Cavalcante de Melo 1
1. Escola Municipal do Pantanal
INTRODUÇÃO:

O uso de rótulos e embalagens como recursos valiosos na alfabetização e letramento buscam além do conhecimento e compreensão do SEA – “Sistema de Escrita Alfabética”, utilizá-los como fontes de informações para nossa alimentação e saúde, leitura e interpretação dessas informações, construção e estruturação textual; bem como, apropriar-se do uso de operações com sistema monetário brasileiro que faz parte do dia a dia do nosso aluno desde muito pequeno. Pois “a alfabetização hoje necessita estar em sintonia com o que é próprio da idade, considerando a experiência prévia das crianças com o mundo da escrita em seus espaços significativos, buscando desafiá-las a lidar com a diversidade de textos e informações que podemos encontrar no cotidiano sem perder de vista os conhecimentos que pretende atingir”. (Isabel Cristina 2005 UFMG). O professor deve lidar com desafios aproveitando a experiência que as crianças já têm com a cultura escrita, as necessidades de ler e escrever de cada turma e, também, saber que pode se organizar estabelecendo procedimentos que podem ser adaptados a cada contexto, e fazer uso das informações apropriadas no dia a dia. Dessa forma este trabalho é um aliado para a observação de dois eixos que envolvem a alfabetização: Criar contexto significativo e favorecer o contato com texto, seu uso efetivo e a análise de seus aspectos formais, para reflexão pelos alunos.

 

METODOLOGIA:

Esta experiência é resultado do trabalho interdisciplinar desenvolvido nas áreas de conhecimento português, matemática e ciências nas duas turmas (manhã e tarde) do 1° Ciclo 2° Ano da Escola Municipal do Pantanal no ano de 2008. Iniciou com a pesquisa no dicionário acerca dos significados e diferenciações entre rótulos e embalagens, produções em grupo de cartazes e embalagens, foi trabalhado o gênero textual lista de compras com pesquisa de campo em supermercado para identificar fabricação e validade dos produtos, pesquisa de preços em encartes para identificar produtos, preços, realizar operações para distinguir total e troco recebidos, aula expositiva acerca do sistema monetário, recorte e utilização de cédulas e moedas, coleta na comunidade de embalagens, as quais foram separadas por grupo (alimento, higiene, guloseima, tempero, limpeza, cereais, laticínios e bebidas), concluído o projeto com a montagem e vivência do mercadinho com as embalagens utilizando estantes, etiquetas, máquina registradora, letreiros e preços móveis, possibilitando montagem e desmontagem. Foi estimulada leitura, escrita, interpretação textual sem perder de vista a compreensão de SEA e as atividades em torno dele que contribuem para o processo de alfabetização. Toda vivência neste projeto foi trabalhada passo a passo em conjunto com os alunos, com diversos modos de organização das atividades, estratégias capazes de incentivar, mobilizar e envolvê-los no trabalho interdisciplinar e na parceria em trabalhos em grupos.

 

RESULTADOS:

Cem por cento (100%) das crianças demonstraram com a experiência vivenciada, que aprenderam brincando os conceitos trabalhados, a importância do alimento, uso do dinheiro (cédula e moeda), informações contidas nas embalagens, o fazer compras, identificar produtos na prateleira, verificar preços, realizar operações mentais dos produtos e dar troco, tudo de forma lúdica e com participação efetiva nas atividades tanto na escola pesquisando, produzindo e organizando materiais, refletindo, montando o supermercado, nas compras ou no caixa com uso da máquina registradora quanto em outros espaços públicos como supermercado com pesquisa de campo, lista de compras e na rua com a coleta das embalagens. Identificamos posteriormente mais autonomia entre eles e participação na realização das atividades desenvolvidas, além de melhor sistematização nas atividades e produções textuais, uma vez que entenderam o processo ao qual estavam inseridos, assim como o gênero textual apresentado fazia sentido no cotidiano. O trabalho desenvolvido foi muito produtivo e contou com o envolvimento dos pais principalmente nas etapas de pesquisa de campo no supermercado, na coleta e classificação das embalagens.

CONCLUSÃO:

Assim, após ter desenvolvido este trabalho percebemos melhor o uso por parte dos alunos da leitura, da interpretação, da produção textual no cotidiano escolar, os conceitos foram aprendidos mais facilmente com a vivência constatando, portanto, que este trabalho é de grande relevância na prática docente. Esta constatação foi identificada a partir do processo de avaliação que perdurou todo o processo de execução do projeto, ocorrendo de forma processual e contínua através da observação, da expressão oral dos alunos e na participação das atividades em todas as etapas vivenciadas. As atividades desenvolvidas possibilitaram o aprendizado docente, na medida em que se foi utilizando os conhecimentos prévios dos alunos, redimensionando o planejamento a partir das ações e avaliações realizadas em cada etapa, considerando, portanto, a criança e seus interesses como foco do processo educacional contribuindo para a possibilidade de construir pessoas autônomas e conscientes de seu papel na comunidade.

 

Palavras-chave: Rótulo, Embalagem, Alfabetização.