61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DE PLANTAS MEDICINAIS: A CULTURA COMO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO
Priscila Freire Rodrigues 1
Hiroshi Noda 2
Sandra Noda 1, 3
1. Universidade Federal do Amazonas
2. Instituto de Pesquisas da Amazônia
3. Centro de Ciências do Ambiente/UFAM
INTRODUÇÃO:
A relevância de culturas tradicionais nos revela uma importante dimensão da vida para compreender a relação sociedade/natureza no que tange a conservação do mundo natural. Através da abordagem dos conhecimentos tradicionais quanto ao uso, manejo e conservação de plantas medicinais buscamos perceber a construção de um conhecimento específico onde abordamos como ocorre o processo de manejo e conservação das plantas medicinais em uma comunidade ribeirinha no Alto Solimões/Amazonas. Ressaltamos dois aspectos: um no que diz respeito ao conhecimento e manuseio do mundo natural, e o outro evidenciando a estreita relação sociedade/natureza no manejo e conservação de plantas medicinais.
METODOLOGIA:
A etnografia foi realizada na comunidade de Tupi I no município de São Paulo de Olivença/Amazonas de modo a valorizar o contexto local a partir das falas dos sujeitos sociais. A análise dos dados coletados foi realizada a partir da análise do discurso das falas dos sujeitos sociais e quanto à prática do conhecimento de plantas medicinais vivenciadas no cotidiano daquelas pessoas.
RESULTADOS:
A ocorrência do manejo das plantas ocorre sempre num contexto de uma situação sociocultural, isto é corroborado pela proveniência, de onde são trazidas as plantas. De lugares onde se tem forte relacionamento de parentesco. Assim, o manejo de uma planta transportada acontece tendo em vista que tal planta sempre é boa para alguma coisa; tendo em vista uma utilidade, mas não tão somente, porque também se maneja a planta para a socialização da mesma. A conservação ocorre no processo mesmo da experimentação, do conhecimento da natureza em relação ao solo e ao clima, posto que não plantam em qualquer lugar; da experimentação porque testam no próprio corpo o efeito de certo uso de uma planta, mas, embora às vezes parece estar a fé antes da eficácia fisiológica, e ainda, ocorre no processo de socialização do conhecimento através da dinâmica da estrutura estruturante que permite a outras gerações conhecer e manipulá-las.
CONCLUSÃO:
Portanto, no processo em que se dá/ocorre o acesso e apropriação desse recurso observa-se um procedimento de uma prática de aperfeiçoamento de observação empírica de apropriação do mundo natural, do mesmo modo que se pode dizer de um aperfeiçoamento reflexivo porque estrutura mentalmente suas práticas de uso. Na medida em que a compreensão dos conhecimentos tradicionais como uma ossatura de construção do conhecimento revela uma visão de mundo integradora do mundo natural e do mundo social num contexto histórico o qual constantemente se remete ao passado, é vivido no momento presente, metamorfoseando-se nos encontros culturais, e é valorizado no devenir histórico.
Palavras-chave: saberes tradicionais, Alto Solimões, Amazonas.