61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAUDE DOS MORADORES DE DIFERENTES ASSENTAMENTOS DO MUNICÍPIO DE MOTUCA - SP, NOS ANOS DE 1999 A 2007
Barbara Scoralick Villela 1
Ariane Biolcati Trindade 1
Mariana Cruz de Moraes Meier 1
João Aristeu da Rosa 1
Adalberto Farashi Filho 1
Livia dos Santos Ichinose 1
1. Faculdade de Ciências Farmacêuticas/UNESP/Araraquara
INTRODUÇÃO:
Entre 1999 e 2007 nos meses de janeiro e fevereiro, o grupo PET da Faculdade de Ciências Farmacêuticas/Araraquara (FCF/UNESP), realizou, em parceria com a secretaria de saúde local, um levantamento da qualidade de vida dos moradores de sete assentamentos, que compõem o Assentamento Monte Alegre, localizados nos municípios de Motuca, Araraquara e Matão, SP. O objetivo do trabalho foi verificar a incidência de parasitoses na população, analisar as condições de saúde e saneamento do meio, orientar sobre educação sanitária, bem como, proporcionar aos alunos o contato direto com a população de modo a aplicarem os conhecimentos adquiridos em disciplinas envolvidas no trabalho. O trabalho constou de visitas domiciliares nas quais foi possível avaliar as condições sanitárias e orientação quanto à prevenção de parasitoses. Distribuiu-se material para realização de coleta de fezes posteriormente analisadas no laboratório de Parasitologia Clínica da FCF/UNESP. Os resultados foram levados aos pacientes que foram orientados a procurarem o médico em caso de resultado positivo. Foram proferidas palestras envolvendo os temas: Prevenção de Doenças Parasitárias, Uso Racional de Medicamentos, Métodos Contraceptivos & AIDS, Plantas Medicinais e Nutrição e Higiene dos Alimentos. Além disso, nos anos de 1998 a 2002, 2006 e 2007, coletou-se amostras de água de poços em diferentes lotes dos sete assentamentos, pois percebeu-se que a distância e o posicionamento entre as fontes de água e as fossas eram incorretas.
METODOLOGIA:
Análise de água:. Amostras de água de poços e reservatórios foram analisadas pela técnica de fermentação em tubos múltiplos e/ou técnica de substratos cromogênicos em consonância com a Portaria nº 518 de março de 2004 do Ministério da Saúde. Análise Parasitológica: Foram fornecidos recipientes apropriados para coleta das fezes à população e as amostras recebidas foram examinadas pelos métodos Kato modificado, Coprotest, Rugai e Lutz.
RESULTADOS:
Em 1999, 2000, 2002, 2006 e 2007 foram analisadas 114 amostras de água e 100 % encontravam-se contaminadas. No ano de 2001 examinaram-se 20 amostras de água e 95% encontravam-se impróprias para consumo. O grupo coletou amostras de fezes da população entre os anos de 1998 e 2003. Foram encontradas evidências dos diferentes parasitas no decorrer dos anos: Ascaris lumbricóides, Entamoeba histolytica, Enterobius vermicularis, Endolimax nana, Himenolepis nana, Giardia lamblia, Trichuris trichiura, Schistosoma mansoni e Taenia sp. Os parasitas Ancilostomideo, Entamoeba coli e Strongyloides stercoralis foram encontrados em todos os anos mas com diferentes incidências.
CONCLUSÃO:
A falta de educação sanitária da população e a deficiência na atenção primária à saúde dos assentados, juntamente com más condições sanitárias e hábitos alimentares inadequados, contribuíram para a ocorrência de doenças na população. As pessoas parasitadas tiveram acesso ao atendimento médico e ao tratamento. Em 2000, providenciou-se o tratamento de fontes de abastecimento de água com clorador por difusão. Em 2007, o grupo fez uma visita ao assentamento e orientou a população sobre doenças veiculadas pela água e métodos para evitá-las, desde a fervura da água até a construção e manutenção apropriada de cisternas. Para completar o trabalho, cartilhas contendo todas essas informações de forma simplificada foram distribuídas aos moradores como material de consulta. Com tais medidas busca-se melhoria na qualidade de vida da população local.
Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial (PET)
Palavras-chave: Assentamentos, Parasitoses, Água de Consumo.