61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
CONSTRUÇÃO DE CISTERNAÇÃO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL E COMPORTAMENTO DE DIARRÉIA EM CRIANÇAS NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO
Sabrina Ferreira da Silva 1
Emanuella Silva Joventino 1
Ana Carolina Maria Araújo Chagas 1
Raul Feitoza Rogerio 1
Escolástica Rejane Ferreira Moura 1
Lorena Barbosa Ximenes 1
1. Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:

As doenças diarréicas agudas (DDAs) são importantes causas de morbi-mortalidade no Brasil, representando a segunda causa de internações de menores de cinco anos registradas pelo Sistema Único de Saúde, sendo consideradas problema de saúde pública. Alguns dos principais agentes causadores da diarreia são: bactérias, vírus e parasitas, os quais, comumente, estão presentes na água e nos alimentos contaminados. Sabe-se que alguns fatores influenciadores para a ocorrência de diarreia infantil são o saneamento ambiental, abastecimento de água e hábitos de higiene. Entretanto, os períodos de estiagem da região semi-árida brasileira comprometem o abastecimento hídrico, levando ao desenvolvimento de estratégias que buscam melhorar o acesso das famílias à água potável, como o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido: Um Milhão de Cisternas Rurais” (P1MC).  O P1MC consiste na construção de cisternas que captam água da chuva, considerada potável para o consumo humano. Objetivou-se investigar a correlação entre construção de cisternas em município do semi-árido e comportamento das diarreias em crianças menores de cinco anos pertencentes às famílias beneficiadas pelo P1MC.

METODOLOGIA:
Tratou-se de estudo documental, realizado em janeiro de 2008. Os dados foram coletados a partir da consulta ao Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica – Doenças Diarréicas Agudas (DDA) do município de Canindé, situado na região semi-árida do Sertão Central do Ceará, bem como no banco de dados da Organização Não Governamental responsável pela implantação do Programa no município, o qual recebeu as primeiras cisternas oriundas do P1MC em 2003. Para tanto, utilizou-se um formulário para reunir os dados referentes às famílias que foram beneficiadas com a construção de cisternas em Canindé e ao comportamento das diarreias em crianças menores de cinco anos pertencentes a estas famílias.  Os dados foram processados no Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 13.0. Efetuou-se análise bivariada do comportamento das DDA em menores de cinco anos de idade e número de cisternas construídas, por ano. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, sob protocolo n°. 01/08.
RESULTADOS:

De acordo com os resultados, pode-se verificar pelos valores de r, uma correlação linear inversamente proporcional entre a taxa de internações por DDA em menores de 5 anos de idade e o ano (r = -0,930; p = 0,001) e entre a referida taxa e o número de cisternas construído (r = - 0,943; p = 0,0001). Comparando-se a ocorrência de internações por diarreia entre os anos de 2000 e 2007 com a construção de cisternas no município no mesmo período, a taxa de DDA passou de 43,3 para 17,37 e o número de cisternas construídas anualmente passou de zero, em 2000; para 102, em 2007, configurando, portanto, uma correlação linear inversamente proporcional, entre a taxa e o ano (r = -0,930; p = 0,001). Dessa maneira, pode-se afirmar que a taxa de diarreia decresceu ao longo dos últimos oito anos em função do número crescente de cisternas construídas no período estudado. Observou-se uma associação inversamente proporcional entre a construção das cisternas do P1MC e o comportamento das diarreias em crianças menores de cinco anos do município. No entanto, não se pode afirmar que essa é a única causa da redução das taxas de internamento por DDA na faixa etária estudada.

CONCLUSÃO:
A partir destes dados pode-se observar que, mesmo diante de um decréscimo das doenças diarréicas nas crianças das famílias beneficiadas pelo Programa (P1MC), é oportuno que as famílias ao terem acesso à água potável, a partir da construção de cisternas, continuem desenvolvendo ações e hábitos de higiene, sobretudo em relação às crianças, além de cuidados adequados com o recurso hídrico destinado ao consumo humano, a fim de reduzirem este tipo de agravo no contexto familiar. Considerando-se a influência da esfera comportamental na ocorrência de diarreia infantil, o cuidado efetuado pelas famílias às crianças representa importante papel na promoção, manutenção e recuperação da saúde das mesmas. Sendo assim, torna-se necessário, além da continuidade do P1MC, o desenvolvimento de atividades de educação em saúde que divulguem e propaguem noções práticas de higiene entre as famílias beneficiadas pelo Programa. Além disso, ressalta-se a necessidade de um acompanhamento mais efetivo por parte dos profissionais da saúde, sobretudo enfermeiros, às famílias que dispõem de cisternas, para que sejam enfatizadas as medidas de prevenção de doenças de veiculação hídrica e promoção da saúde infantil.
Instituição de Fomento: SeSU/MEC
Palavras-chave: ÁGUA, DIARREIA, CRIANÇA.