61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 6. Serviço Social do Trabalho
CATADOR DE MATERIAL RECICLÁVEL EM MANAUS: TRABALHO POR RECONHECIMENTO SOCIAL E CIDADANIA
MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO RODRIGUES CHAVES 1
FRANCICLÉIA DOS SANTOS AZEVEDO 2
VALDELANDA DE PAULA ALVES 3
VILMA COSTA RODRIGUES 4
ROSA MARIA DA SILVA NUNES 5
1. Docente de Serviço Social/UFAM, Líder do Grupo Inter-Ação/UFAM
2. Docente de Serviço Social/ UniNilton Lins; Pesquisadora/Grupo Inter-Ação/UFAM
3. Acadêmica de Enfermagem/UFAM; Pesquisadora do Grupo Inter-Ação
4. Acadêmica de Enfermagem/UFAM; Pesquisadora do Grupo Inter-Ação
5. Acadêmica de Serviço Social/UniNilton Lins; Pesquisadora/Grupo Inter-Ação
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho aborda uma experiência desenvolvida pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos Sócio-Ambientais e de Desenvolvimentos de Tecnologias Apropriadas na Amazônia (Grupo Inter-Ação) junto aos catadores de material reciclável da cidade de Manaus-AM. A pesquisa foi desenvolvida no período de julho de 2008 a março de 2009. O objetivo desta pesquisa foi promover inovações tecnológicas e organizacionais para melhoria das condições de trabalho, geração de renda e qualidade de vida dos membros e familiares da Associação dos Catadores de Recicláveis de Manaus. A pesquisa tornou-se relevante à medida que colocou em pauta o debate sobre o catador de recicláveis, a realidade sobre sua condição de vida e de trabalho visando subsidiar propostas para melhoria das condições de vida desse grupo social e contribuiu para melhorar a gestão do trabalho da catação.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada no trabalho foi participativa, a metodologia Inter-Ação, que tomou como referência a Pesquisa-ação, com estudo interativo, interventivo e analítico-explicativo junto aos catadores de recicláveis da Rede ECO-RECICLA. O trabalho permitiu concretizar o levantamento/diagnóstico das condições de vida e de trabalho dos catadores de recicláveis, pela implementação de ações voltadas para o conhecimento da problemática enfrentada pelos catadores e suas famílias, bem como permitiu o mapeamento das potencialidades, habilidades e capacidades que possuem no desenvolvimento da prática de coleta seletiva. Para tal, foram utilizados os seguintes instrumentais e técnicas de pesquisa: 1) oficinas para identificação da realidade sócio-histórica dos catadores de recicláveis; 2) entrevistas semi-estruturadas; 3) visitas aos galpões de trabalho; 4) visitas domiciliares; 5) conversas semi-informais; 6) reuniões estratégicas para planejamento participativo; 7) observação direta; 8) registro fotográfico; 09) registro fonográfico; 10) registro em caderno de campo; 11) uso de GPS para marcar os locais identificados pelos catadores como “ponto de passagem e ponto de coleta”; 12) oficinas de educação e saúde; 13) Oficinas de arte e cultura para cidadania.
RESULTADOS:
A pesquisa foi realizada com 09 grupos da ACR (Associação de Catadores e Recicláveis) e com a Rede ECO-RECICLA, na qual foram entrevistados todos os coordenadores e alguns associados. Os resultados obtidos foram: conhecimento sobre as condições de vida e de trabalho, pois os mesmos trabalham em condições insalubres afetando sua saúde devido ao tempo de exposição e não uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual); a organização sócio-política e produtiva dos catadores de recicláveis e o não reconhecimento do Poder Público frente às suas necessidades. Dentre as dificuldades existente para a viabilização do trabalho de catação da ECO-Recicla identificou-se a falta de apoio institucional coma falta de local para armazenamento dos materiais coletados, pois os materiais ficam expostos a chuva sendo inviável sua comercialização ou reduzindo o valor do produto no mercado. Foram catalogados através do GPS os pontos de coletas e passagem de todos os catadores com a finalidade de publicação de um fascículo para dar visibilidade aos grupos de catadores visando proporcionar o reconhecimento dos mesmos como cidadãos de direitos e deveres pelo Poder Público e pela Sociedade.
CONCLUSÃO:
O trabalho desenvolvido proporcionou aos catadores maior organização sócio-política, através da atividade de coleta de materiais recicláveis promovendo o beneficiamento de produtos artesanais e a sua comercialização, gerando renda e garantindo a sobrevivência para os catadores e seus dependentes, os quais lutam na busca pelo reconhecimento social no mundo do trabalho e pela garantia de direitos sociais junto ao poder público, bem como é visível sua contribuição, tornando-se fundamental para a conservação ambiental da sociedade manauara. De fato os catadores de materiais recicláveis atuam como agente ambiental contribuindo para a redução de poluentes, tanto nas ruas como nos Igarapés da Cidade de Manaus.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ.
Palavras-chave: Catador de material reciclável, Reconhecimento do poder público, Agente ambiental.