61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A PRÁTICA DE MONITORIA COMO FERRAMENTA DE INICIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Arianny Souza Macedo 1
Augusto Fachín Terán 1
1. Universidade do Estado do Amazonas – Escola Normal Superior-UEA
INTRODUÇÃO:

A prática da monitoria se define como o processo pelo qual, alunos universitários de nível avançado auxiliam acadêmicos na situação ensino-aprendizagem. Esta experiência profissional é muito importante, pois o futuro professor com o tempo adquire conhecimento através de atividades desenvolvidas em sala de aula e poderá ao longo dos anos de ação docente realizar um bom trabalho. O Programa de monitoria implementado na Universidade Federal do Amazonas-UFAM, estabelece normas e regulamentos das atribuições aos monitores. Na maioria das vezes as mesmas são desconhecidas e não executadas tanto pelo monitor como pelos professores-orientadores o que dificulta as relações pessoais e profissionais perante as práticas de monitoria. Em função da grande relevância deste Programa, especificamente para a formação dos profissionais em Ciências Naturais, a pesquisa descreve o Programa de Monitoria do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFAM, traçando o perfil dos monitores e professores-orientadores do curso de Ciências Naturais; e identifica o tipo de atividades realizadas durante a monitoria.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada durante o ano letivo de 2008, no Instituto de Ciências Biológicas da UFAM. O instituto oferece dois cursos de graduação: Licenciatura e Bacharel em Biologia e Licenciatura em Ciências Naturais, que funcionam nos turnos matutino e vespertino. Para atender estes cursos o ICB mantém em sua infra-estrutura, departamentos, secretarias, auditório, cantina e laboratórios que trabalham com as áreas específicas dos dois cursos. Durante a pesquisa foi feita a caracterização da instituição estudada, sua infra-estrutura e os recursos humanos disponíveis. Com a finalidade de compreender como aconteciam as atividades de monitoria desenvolvidas no exercício de sua função, foram aplicados questionários a três professores-orientadores e a cinco bolsistas. Os bolsistas entrevistados pertenciam ao último período do curso de Ciências Naturais do ICB. Os eixos eleitos e trabalhados tanto com os professores-orientadores quanto com os monitores foram: concepção de ensino de ciência, as atribuições do Programa de Monitoria da instituição e as atividades executadas em sala de aula pelos monitores.

RESULTADOS:

No Instituto de Ciências Biológicas - ICB foram identificados sete (07) monitores, entre bolsistas e não-bolsistas, e três professores (03) no departamento de Biologia no ano letivo de 2008, todos pertencentes ao curso de Ciências Naturais. No depoimento dos monitores ficou claro que o Programa de Monitoria é de grande valia para a formação profissional e que auxilia aos professores-orientadores nas mais diversas atividades, inclusive junto à comunidade em geral. Em função disto é sugerido o aumento do número de vagas para monitores e a necessidade de ofertar cursos que possam auxiliar este trabalho juntos aos alunos de graduação. Na entrevista os professores afirmaram não participar das reuniões do programa e sinalizaram falhas tais como: o programa não possuir uma proposta pedagógica em forma de documento, e que a avaliação semestral coloca em dúvida sua autenticidade.

CONCLUSÃO:

O Programa de Monitoria da UFAM precisa ser melhorado. Nesse estudo ficou visível que os docentes precisam ter conhecimento sobre as normas e regulamentos do programa. Quanto aos acadêmicos é de grande relevância a participação em programas como este, pois através da participação, os mesmos podem adquirir experiência na docência e, com isso desenvolver posturas e criar espaços para a imaginação e criatividade, favorecendo o progresso pessoal e sua autonomia.

Instituição de Fomento: Projeto Arquimedes –Amazonas
Palavras-chave: Formação de Professores, Monitoria, Ciências Naturais.