61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 7. História Política
O QUADRO HISTÓRICO-POLÍTICO DO MUNICÍPIO DE ERVAL VELHO, SC.
Celso Senna Alves Neto 1
Maurício Aurélio dos Santos 1
Rodrigo Amaral Leite da Silva 1
1. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
INTRODUÇÃO:

O Município de Erval Velho localiza-se na região Sul do Brasil, mais especificamente no Oeste do Estado de Santa Catarina, com uma área de 232km², fazendo divisa ao Norte com o município de Herval D’Oeste, ao Leste e ao Sul com Campos Novos e a Oeste com Lacerdópolis. A intenção dessa pesquisa foi elaborar um quadro histórico- político desse município. Para isso foi necessário traçar um histórico da região (Lages) e do município. Sua formação inicia com a vinda dos primeiros imigrantes, às margens do Rio Erval, descendentes de italianos provenientes do Rio Grande do Sul. Nesta época a localidade foi nomeada de São Sebastião do Erval e, depois mudou para Arco Verde. Esta mudança se deu em função da ocorrência natural de erva mate na região. Somente em 1881 o povoado foi elevado à categoria de Distrito de Campos Novos e teve como registro o nome de Erval Velho que se manteve até os tempos atuais. A localidade emancipou-se em 1963 ao se desmembrar de Campos Novos, e é desta época o início das disputas políticas que foram alço das nossas preocupações em relação à cidade, que teve como primeiro administrador o Sr. José Zeferino Pedrozo, nomeado então pelo Governador Ivo Silveira. O objetivo principal desse trabalho foi de traçar o perfil histórico e histórico-político da cidade para compreender a atual realidade do município, o qual teve famílias tradicionais intervindo na política e economia da cidade.

METODOLOGIA:

Para a realização desse projeto foi elaborado um levantamento bibliográfico com base em livros especializados no assunto, artigos e publicações on line, além de documentos disponibilizados por órgãos públicos. Estas referências nos permitiram uma maior compreensão do desenvolvimento da região, o qual se faz necessário para compreender a evolução histórica da cidade de Erval Velho. Posteriormente foram realizadas algumas entrevistas com membros de famílias tradicionais e com o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, estas com o objetivo de traçar um perfil dos grupos de poder existentes na cidade. Para realizar uma trajetória da política regional foi feita uma pesquisa no site do Tribunal Regional Eleitoral, o qual ajudou a identificar os partidos políticos dominantes nas cidades vizinhas e o envolvimento de uma família, em particular, na cidade em tela.

RESULTADOS:

Foi possível traçar um histórico mais aprofundado da evolução da cidade, e também uma análise sobre os fatores históricos que moldaram os costumes culturais e aspectos econômicos da população. Realizamos uma análise do desenvolvimento político da cidade, tomando como referência os partidos e famílias que se mantiveram no poder durante muito tempo. Ainda sobre estas famílias, que se encontram no poder ainda hoje, podemos observar que estão, também, envolvidas com as atividades comerciais e financeiras da cidade numa complexa trama entre o poder e os negócios. Nesta questão as entrevistas foram de grande valia como recurso metodológico da pesquisa. Outras fontes, como Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia, contribuíram para conhecer e analisar as contas públicas do município.

CONCLUSÃO:

O referido trabalho foi desenvolvido dentro da pesquisa intitulada : “Nosso Município: Diagnóstico Sócio-Econômico e Ambiental de Erval Velho”  elaborada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A intenção de estudar esse município deu-se pelo fato da cidade estar presente na região de menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do Estado de Santa Catarina. Para encontrar a razão desse baixo índice nos dias atuais, foi necessário conhecer a história e os indivíduos que fazem parte dela. Outro fator importante foi a aquisição de informações com alguns políticos, ex-políticos e famílias tradicionais que ainda estão no poder, com o intuito de saber como se “processa” a política na cidade. Podemos concluir que em localidades pequenas a existência de uma família tradicional acaba por influenciar nas atividades sócio-econômicas de todo município, já que essa família está presente tanto nos cargos políticos como na maioria dos estabelecimentos privados da cidade.

Instituição de Fomento: MEC - SESu
Palavras-chave: História, Política, Erval Velho.