61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
PERCEPÇÃO DE MORADORES SOBRE A ARBORIZAÇÃO DE TRÊS BAIRROS DE PARINTINS/AM
NAGILA SANTOS JANUARIO 1
ELNATAN FREREIRA FEIO 1
NÍDIA MARIA VALENTE DE OLIVEIRA 1
CINTIA FRAGATA DE OLIVEIRA 1
FRANCISNEIDE DE SOUZA LOURENÇO 1
JOSÉ NESTOR DE PAULA LOURENÇO 1, 2
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA
2. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA)
INTRODUÇÃO:

 As árvores compondo a paisagem das cidades é importante para a melhoria de micro clima, principalmente em relação a sensação térmica, percebida não apenas pela radiação solar direta, mas também em relação a radiação difusa que é irradiada das calçadas, ruas e das fachadas. Entretanto diversas pessoas possuem uma relação antagonista com as árvores, pelo não planejamento da arborização, uma das dificuldades é a circulação de pessoas, a queda excessiva de folhas, a não realização de podas freqüentes, e ainda a escolha de espécies não recomendadas para seu plantio em vias públicas. Em Parintins, diversos problemas relacionados à arborização urbana, o objetivo do estudo foi avaliar o grau de conscientização dos moradores a respeito da arborização urbana, buscando sensibilizar a participação dos moradores e obter informações sobre as necessidades, críticas e sugestões para colaboração de um futuro plano de arborização de Parintins.

 

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado no município de Parintins – AM nos bairros de Paulo Corrêa, Santa Clara, Itaúna II na qual foram selecionadas cinco ruas de cada bairro. A metodologia empregada para realização do presente estudo se baseou em um questionário semi estruturado com questões tipo aberta (baseada em respostas de opinião própria), as quais foram dialogadas com moradores, com o intuito de detectar os anseios e opiniões dos moradores sobre a arborização dos bairros supracitados. A aplicação dos questionários foi estipulada por amostragem aleatória, inicialmente escolhia-se uma das cinco ruas, sendo após cada três residências aplicado um questionário, o qual relacionava os seguintes assuntos: grau de arborização da rua, vantagens e desvantagens apresentadas pela arborização, forma de colaboração por parte dos moradores a manutenção e melhoria da arborização, indicação de espécies que estes desejariam que fossem implantadas e se estariam dispostos a colaborar financeiramente com a arborização da rua e quanto dariam, caso esta fosse implantada.

RESULTADOS:

 

Um senso comum entre os entrevistados “o meu bairro é pouco arborizado”,cerca de 67% acredita que a introdução da arborização nas ruas e praças - Melhoria o clima 5(%) - Seria bom nas praças e avenidas 6(%) tivessem uma arborização que propicia-se a sombra e servissem de refúgios para a avifauna.  Para o bairro Itaúna II a importância da arborização é tão grande que 88% dos entrevistados a consideram muito importante e 12% consideraram a sombra um dos maiores benefícios da arborização. No bairro de Santa Clara houve uma maior amplitude nas respostas, 54% consideram a arborização boa para a cidade, 18% expressaram que sombra ajuda a amenizar o calo, 8 % enfatizaram que a presença das arvores proporciona a diminuição do calor latente, 6% que a arborização propicia e embeleza a cidade,  10 % que as arvores além de atrair, protegerem a avifauna e somente 4 % não concorda com a arborização.  Por outro lado os moradores do bairro Paulo Correa descreveram como muito importante a arborização em 48% das entrevistas, já 32% que há uma necessidade atual de existir uma arborização na cidade; enquanto que 12% afirmaram que a cidade ficaria mais bela com a presença das arvores nas ruas e praças e 8% melhoria a temperatura.

CONCLUSÃO:

 

            Percebe-se uma alta relação dos moradores de Parintins com a arborização, porém está relacionada à presença de arvores (em um grande número de espécies) nos quintais das casas. Mas no caso das ruas e praças ficou bem claro que a iniciativa deve partir do poder público com o apoio da sociedade.

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Palavras-chave: árvores, arborização, planejamento urbano.