61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
ESTUDO DA RADIAÇÃO PAR EM NATAL-RN ENTRE 2001 E 2008
Hugo Sérgio Medeiros de Oliveira 1, 2
George Santos Marinho 1
Francisco Raimundo da Silva 2
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Dto de Engenharia Mecânica / UFRN
2. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro Regional do Nordeste /INPE CRN
INTRODUÇÃO:
A densidade de fluxo de fótons na atmosfera terrestre com comprimento de onda entre 400 e 700 nm é representada pela radiação fotossinteticamente ativa (PAR – photosynthetically active radiation), utilizada para quantificar o número de fótons, por segundo, por metro quadrado, dentro da região visível do espectro eletromagnético da luz solar. A PAR indica a energia total disponível para fotossíntese pelas plantas, sendo, portanto, um parâmetro básico para estudos biológicos.
METODOLOGIA:
No presente trabalho foram analisados dados da radiação PAR em Natal – RN – Brasil (05°45’54’’S, 35°12’05’’W), obtidos no período de janeiro/2001 a fevereiro/2008, a partir de um radiômetro GUV (Ground Ultraviolet) pertencente ao Laboratório de Variáveis Ambientais Tropicais, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Centro Regional do Nordeste (INPE - CRN). Para análise do comportamento geral e determinação de valores de máximos e de mínimos, consideraram-se as médias diárias das densidades de fluxo entre 06h00 e 17h00.
RESULTADOS:
Com base na análise dos dados obtidos, constatou-se que os máximos ocorreram no período outubro-março, com pouca variação entre os anos considerados neste estudo; enquanto os mínimos ocorreram no período maio-julho. Também foi verificado que os valores dos mínimos apresentaram maior amplitude de variação do que os valores dos máximos.
CONCLUSÃO:
Os resultados poderão ser utilizados em pesquisas sobre produção de álcool a partir de cana-de-açúcar, aproveitamento de biomassa para produção de energia, bem como em projetos de combate a poluição e reflorestamento e, portanto, serão colocados à disposição dos interessados na página do LAVAT-INPE-CRN.
Palavras-chave: Radiação PAR, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental.