61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 3. Fisiologia de Órgãos e Sistemas
PROCEDIMENTO HISTOLÓGICODE IMPLANTES ÓSSEOS DE SUPORTE DE POLI(L-CO-D,L ÁCIDO LÁTICO)PLDLA LITOGRAFADOS E CULTIVADOS COM OSTEOBLASTOS.
Helena Malvezzi 1
Eliana Aparecida de Rezende Duek 1
Andre Dutra Messias 1
Debora Cristina Coraça 1
Aristiddes Pavani Filho 2
1. Laboratório de Biomateriais, Faculdade de Ciências Biológicas, PUC-SP
2. Centro de Pesquisas Renato Archer - CenPRA
INTRODUÇÃO:
Animais que possuem esqueleto ósseo sofrem com fraturas causadas por diversos motivos, pois, apesar do potencial regenerativo do tecido ser grande, quando se trata de defeitos de tamanho crítico, o tempo que o organismo dispõe para recuperar o local pode ser longo. Para amenizar o desconforto, enxertos podem ser colocados no local da fratura para ajudar no desenvolvimento ósseo. Pinos de metal já são amplamente utilizados, mas apresentam a desvantagem de não oferecerem ao osso neoformado a potencialidade contra impactos, alem da necessidade de uma nova cirurgia para remoção do pino. A engenharia de tecidos vem desenvolvendo materiais para serem utilizados no lugar dos pinos metálicos e nesse sentido, os polímeros são de grande interesse para pesquisadores dessa área. O poli (L-ácido lático) e poli (D,L-ácido lático) combinados podem formar um copolímero (PLDLA) capaz de sustentar a formação óssea e degradar a medida que células do tecido vão se desenvolvendo.
METODOLOGIA:
Nesse trabalho estudamos as reações do tecido ósseo quando um defeito de tamanho crítico é realizado e no local implantamos o PLDLA litografado com e sem o cultivo de osteoblastos. Para o estudo “in vivo”, foram utilizados ratos wistar de três meses de idade.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos demosntraram a aceitação do material por parte dos animais, não havendo inflamação aguda por mais de uma semana como também não houve o desenvolvimento de inflamação crônica granulomatosa, o que poderia prejudicar o crescimento ósseo.
CONCLUSÃO:

Em ambas as amostras (implantadas com PLDLA litografado não cultivado e implantadas com PLDLA litogrfado cultivado com  osteoblastos) o crescimento foi notável.

 

Instituição de Fomento: PIBIC
Palavras-chave: PLDLA, engenharia de tecidos, osteoblastos.