61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
PERFIL DAS INTERNAÇÕES POR ACIDENTES DE TRABALHO NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA NO ANO DE 2007
Thalles da Costa Lobê Pereira 1
Aline Ferreira Bastos 2
Denise Vasconcelos Fernandes 2
Jefferson Paixão Cardoso 3
Gisleide Lima Silva 4
Ana Cláudia Conceição da Silva 5
1. UESB, Acadêmico do Curso de Fisioterapia, Discente Voluntário PIC/UESB
2. UESB, Acadêmica do Curso de Fisioterapia
3. SESAB, Fisioterapeuta, Mestre em Saúde Coletiva
4. UESB, Docente do Curso de Enfermagem, Especialista em Saúde Coletiva
5. UESB, Docente do Curso de Fisioterapia, Mestre em Saúde Coletiva, Orientadora
INTRODUÇÃO:
Os acidentes de trabalho constituem em um grave problema à saúde do trabalhador, sendo capazes de provocar incapacidades temporárias e permanentes, além de óbitos, em especial, na população jovem e economicamente ativa, o que acarreta perdas sociais e econômicas importantes. Tais acidentes são ocorrências relevantes atendidas em setores de emergência e, a depender da sua gravidade, resultam ou não em internações hospitalares. O Sistema de Informação hospitalar (SIH-SUS) registra os dados das Autorizações de Internações Hospitalares (AIH) referentes às internações ocorridas nos hospitais próprios ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), que representa cerca de 80% das internações no país. A partir de 1998, com a portaria nº 142/1997 do Ministério da Saúde, passou a ser registrado no campo “caráter da internação” das AIH se o evento mórbido relacionado à “causas externas” foi decorrente de acidentes de trabalho típicos ou de trajeto. O conhecimento da situação de saúde e do perfil de morbidade populacional é de suma importância na elaboração de ações a nível local e regional por órgãos públicos e privados. Assim, este estudo tem como objetivo identificar o perfil das internações hospitalares decorrentes de acidentes de trabalho na região sudoeste da Bahia no ano de 2007.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, no qual foram utilizados para coleta de dados os “Arquivos Reduzidos” do Movimento de Autorização Hospitalar no Estado da Bahia nas competências de janeiro de 2007 a junho de 2008, disponíveis no site do Departamento de Informática do SUS - DATASUS. A tabulação dos dados foi realizada com o software Tabwin, tabulador dos Sistemas de Informação do SUS, em sua versão 3.5, sendo as variáveis do estudo: sexo, faixa etária (9), Grau de Instrução, Ocupação, Vínculo Previdenciário, Grupo de Atividade Econômica, município de internação, Diagnóstico Principal (categorias), Dias de Permanência e Óbitos, categorizadas de acordo com as microrregiões incluídas no eixo econômico definido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI-BA como “Sudoeste da Bahia”, neste caso Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, e pelas variáveis “acidente local de trabalho” e “acidente de trajeto” da categoria Caráter de Internação.
RESULTADOS:
Foram registradas no Estado da Bahia, em 2007, 450 internações por acidentes de trabalho, sendo 277 registros feitos na região Sudoeste da Bahia, mais especificamente 1,08% na microrregião de Jequié e 98,92% na microrregião de Vitória da Conquista, não sendo registrada nenhuma ocorrência desse tipo na microrregião de Itapetinga. Verificou-se que 63,18% dos casos de internações envolveram indivíduos do sexo masculino, com predominância da faixa etária de 5 a 14 anos (21,66%) seguida por 25 a 34 anos (16,97%), tendência observada em estudos semelhantes onde havia maior proporção desses casos em indivíduos com esse perfil. A maior parte dos registros foi realizada nos municípios de Poções (82,31%) e Caatiba (16,61%), ambos na microrregião de Vitória da Conquista, sendo os diagnósticos primários mais prevalentes o “contato com animais venenosos” (39,71%) e o “traumatismo intracraniano” (36,82%). Quanto aos dias de permanência, 83,75% dos acidentados, necessitaram ficar de dois a três dias na Unidade Hospitalar, e em relação aos óbitos foram registrados apenas três ocorrências. Não foram registradas informações quanto ao grau de instrução, ocupação, grupo de atividade econômica e vínculo previdenciário dos pacientes internados por acidentes de trabalho na região sudoeste da Bahia.
CONCLUSÃO:
Em virtude da não completude de alguns campos, os dados registrados no SIH-SUS referentes a internações hospitalares por acidentes de trabalho no Sudoeste da Bahia demonstram certa incapacidade na identificação precisa do perfil dos trabalhadores em situação de risco para acidentes graves, uma vez que a maioria dos casos dos acidentes de trabalho configura-se como “leve” e não necessita de internação. Verifica-se também que os municípios sedes das microrregiões não apresentaram casos expressivos desse tipo de agravo, o que talvez possa ser configurado como sub-registro, seja por desconhecimento acerca do preenchimento correto das AIH pelos profissionais responsáveis por esse procedimento ou mesmo falhas na identificação de acidentes de trabalho. Mesmo assim, diante tais limitações, sugere-se estudos semelhantes em outras microrregiões, seja da Bahia ou de outros Estados, além de pesquisas acerca da avaliação da qualidade dos dados sobre internações por agravos relacionados ao trabalho no SIH-SUS.
Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Palavras-chave: Acidentes de Trabalho, Hospitalização, Sistemas de Informação Hospitalar.