61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 7. Física Geral
MODELO DE INTERAÇÃO ENTRE DOIS FLUIDOS COSMOLÓGICOS
Bernardo Machado de Oliveira Fraga 1
Nelson Pinto Neto 2
1. Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/ICRA
2. Prof.Dr./Orientador. Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/ICRA
INTRODUÇÃO:
Uma das grandes observações cosmológicas do século passado foi a de que o universo não só estava se expandindo, como previsto por Hubble, mas essa expansão é acelerada. Matéria usual e radiação exercem gravitação atrativa, portanto não podem ser responsáveis por esse fenômeno. Logo, precisava-se de algo novo que explicasse a aceleração do universo; a esse fluido, até hoje não inteiramente compreendido, dá-se o nome de energia escura.
METODOLOGIA:
Usamos um modelo de interação entre dois fluidos ordinários (que exercem gravitação atrativa) genéricos, num universo espacialmente plano. Postulando um tipo específico de interação entre eles, podemos substituí-los por outros dois fluidos efetivos que não interagem, e assim resolvemos as equações dinâmicas da relatividade geral para o universo. Dependendo dos parâmetros do modelo, obtemos diferentes tipos de soluções.
RESULTADOS:
Conseguimos obter soluções em que o universo é eterno e não-singular, passando por uma fase de contração antes da expansão (“bounce”); soluções em que o universo começa se expandindo, mas depois passa para uma fase de contração até colapsar; soluções com uma singularidade inicial, passando para uma expansão desacelerada com transição para uma acelerada depois, como é o modelo do Big-Bang.
CONCLUSÃO:
Através da interação entre dois fluidos ordinários, obtemos universos acelerados ou com bounce, sem a necessidade de fluidos exóticos ou de campos escalares. Além disso, conseguimos reproduzir o modelo mais aceito atualmente para a evolução do universo (ΛCDM) através da interação entre dois tipos de matéria diferentes.
Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq
Palavras-chave: Cosmologia, Aceleração do Universo, Universo Eterno.