61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
Composição nutricional do vinho de patauá (Oenocarpus bataua)
Raimundo Silva de Souza 1
Jerusa de Souza Andrade 2, 3
1. 1. Universidade Federal do Amazonas – UFAM
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
3. Centro Universitário Nilton Lins -UNINILTONLINS.
INTRODUÇÃO:
O patauá (Oenocarpus bataua) é uma palmeira de caule liso, altura variando de 4,3 a 26 metros e diâmetro de 15 a 45 cm. Seus frutos têm formas ovóides medindo, conforme a variedade, de 1,8 a 3,5 cm de diâmetro e apresentando coloração púrpura quando maduro. Na região norte, a maior concentração de patauá está nos estados do Acre, Amazonas e Pará. É um fruto bastante apreciado pelas comunidades ribeirinhas, nos últimos anos seu consumo vem aumentando nas cidades tendo boa aceitação pela população, sendo comercializado em feiras e mercados. Dos frutos é extraída uma bebida conhecida popularmente como vinho, de sabor característico, que é consumido na forma in-natura ou gelado e com adição de açúcar ou sal acrescido de farinha de tapioca. Atualmente, o mercado para o vinho de patauá restringe-se apenas a indústria local de gelados e sucos. Dessa forma, a demanda de polpa para suprir o mercado pode ser prejudicada visto que o setor extrativista sofre com o aumento do desmatamento na Amazônia, dificultando a colheita do fruto, que é feita de forma artesanal. O objetivo do trabalho foi avaliar a composição nutricional do fruto de patauá visando ampliar o conhecimento sobre seu valor nutritivo, contribuindo assim com melhoria da alimentação e qualidade de vida da população Amazônica.
METODOLOGIA:
Cachos de frutos maduros de patauá (Oenocarpus bataua), coletados na Reserva Florestal Adolpho Ducke (rodovia AM 010 Manaus-Itacoatiara) e transportados para a Coordenação de Pesquisas em Tecnologia de Alimentos (CPTA), ambas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), passaram por seleção, lavagem, sanitização, enxágüe e drenagem sobre peneiras. Para despolpa os frutos foram divididos em três lotes (10 Kg cada) e mantidos imersos por 40 minutos em água a 45 ºC. Após drenagem sobre peneiras, o vinho foi obtido por prensagem, seguida de adição de água, peneiramento e homogeneização, acondicionamento (sacos plásticos com capacidade de 500 g), congelamento e estocagem em freezer (-19 ºC). Amostras foram avaliadas quanto aos seguintes constituintes: Acidez (titulação com NaOH 0,1 N e fenolfitaleína como indicador) ; proteínas micro-Kjeldhal e fator (6,25); sólidos totais (estufa a 65 ºC com circulação forçada de ar); lipídios por extração com éter de petróleo utilizando-se aparelho de Soxhlet; cinzas por incineração em mufla a 550 ºC por 4 horas; fibras por hidrólise ácida (H2SO4 a 0,255 N) e alcalina (NaOH a 0,313 N), segundo Rangana (1986); os carboidratos foram estimados por diferença e os carotenóides totais quantificados segundo método descrito por Hagby (1962).
RESULTADOS:
O valor nutricional, expresso em 100g, do vinho de patauá mostrou valores médios de 33,38 % para sólidos totais, 4,09 % de proteínas, 42,04 % de lipídios, 3,38 % de cinzas, 8,67 % de fibras totais e 428,48 Kcal. O teor de proteínas, embora menos expressivo que em outros vegetais, encontra-se em valores aproximados a outros frutos de palmeira. Os lipídios devido ao seu alto valor energético influenciaram no aumento do valor calórico. Os carboidratos (8,44 %) encontrados na polpa de patauá mostram valores semelhantes a outras espécies de palmeiras como açaí e pupunha. Os carotenóides totais encontrados no vinho de patauá foram de 0,12 mg %. Após a diluição do vinho para um volume de 200 mL, os constituintes sofreram uma pequena redução na concentração, o termo vinho é utilizado regionalmente para designar suco denso.
CONCLUSÃO:
O patauá é um fruto nutritivo e energético. Seu potencial promissor tem despertado interesse no meio científico e sua utilização pode contribuir para a melhoria da dieta alimentar e qualidade de vida da população, sobretudo amazônica.
Instituição de Fomento: Finep
Palavras-chave: Valor nutritivo, Composição Química, vinho de Patauá.