61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS IDOSOS ATENDIDOS NO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À MELHOR IDADE – CAIMI ADA RODRIGUES VIANA, MANAUS – AMAZONAS
CLEUDECIR SIQUEIRA PORTELA 1
JOSE CAMILO HURTADO GUERRERO 2
1. GRADUANDO EM ENFERMAGEM - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA
2. ORIENT. PROF. DR. - DEPTO DE ENFERMAGEM - ESCOLA DE CIENCIAS DA SAUDE - UEA
INTRODUÇÃO:

O envelhecer é hoje um fenômeno de escala mundial, não sendo necessário o país ser considerado como de primeiro mundo; em 1950 existiam 200 milhões de idosos em todo o mundo, hoje há cerca de 600 milhões e estima-se que em 2050 haja 1.1 bilhão de pessoas idosas. Este aumento se deve à diminuição da natalidade e da mortalidade e ao aumento da esperança média de vida, ou expectativa de vida, da população idosa. O aumento da população idosa tem grandes implicações na sociedade e nos indivíduos, principalmente no que diz respeito ao nível de incapacidade funcional e diminuição da qualidade de vida, autonomia e independência do idoso. Os objetivos do estudo foram identificar as condições sócio-demográficas, principais morbidades e perfil epidemiológico dos idosos atendidos no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMI) - Ada Rodriguez Viana, Manaus, Amazonas. A relevância deste reside no fato de subsidiar informações para a elaboração de estratégias que visem minimizar o impacto gerado por estes fenômenos e favorecer o envelhecimento saudável, principalmente em áreas consideradas de vulnerabilidade, por se tratarem de bairros periféricos, possibilitando melhora nas ações que se efetivem por parte das autoridades competentes.

METODOLOGIA:
Este trabalho está vinculado a uma pesquisa maior, denominada “Prevalência e incidência de doenças e outros agravos à saúde em idosos do Estado do Amazonas: uma proposta de pesquisa”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação de Medicina Tropical CEP/FMT-AM Nº: 1780/2006. Trata-se de um estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa, realizado nos prontuários de idosos, de idade igual ou superior a 60 anos, cadastrados e atendidos no ano de 2006 no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMI) – Ada Rodrigues Viana, Manaus – Amazonas. A amostra, calculada com uma margem de erro de 5% e um nível de confiabilidade de 95%, consistiu na avaliação de 408 prontuários. Na análise dos dados foram utilizadas estatísticas descritivas calculadas com o programa Minitab v. 14.2.
RESULTADOS:

Os resultados, em geral, não são diferentes dos encontrados na literatura, houve, por exemplo, uma predominância do sexo feminino (57,8%), com maioria entre 65 a 69 anos (24,5%), amazonenses (75,5%) nascidos no município de Manaus (21,8%). Mais da metade dos idosos clientes do CAIMI eram casados (56,5%), tendo como única fonte de renda a aposentadoria (74,1%) e sendo católicos (72,3%), residiam em bairros adjacentes ao CAIMI (60,6%), prevaleceu cor morena (82,6%) e o tipo de consulta mais dispensada foi a médica (42,6%). A pressão arterial mediana foi de 130x79 mmHg, e a média de 138x80 mmHg , com um desvio padrão de 23,3 e 12,5 mmHg  para a pressão sistólica e diastólica, respectivamente. Com relação às patologias presentes nos idosos foram analisados todos os diagnósticos médicos e sinais e sintomas encontrados, sendo de maior freqüência a hipertensão arterial sistêmica (15,1%) e diabetes mellitus (4,8%), com suas principais complicações (hemodinâmicas, endócrinas e metabólicas), como a cefaléia (8,1%), náusea (6,5%), dificuldade visual (4,0%), dentre outras. Os achados parasitológicos mais freqüentes foram E. histolytica (39,0%) e A. lumbricóides (26,8%), representando 6,8% das patologias e/ou sinais e sintomas encontrados.

CONCLUSÃO:
Pela análise dos dados obtidos nos prontuários pode-se concluir que no CAIMI Ada Rodrigues é atendida uma população idosa que enfrenta grandes desafios para um envelhecer saudável, onde parece existir uma preocupação com o aumento dos dias juntamente com a manutenção da saúde, mas não com seu declínio funcional. Nos prontuários avaliados estavam presentes doenças transmissíveis e notórias falhas nas estratégias efetivas de prevenção e tratamento das doenças crônicas – degenerativas, evidenciadas pela constatação das mesmas na população idosa analisada. Tudo isso faz com que o idoso acumule seqüelas de doenças, desenvolva incapacidades, perca autonomia e qualidade de vida. Diante disso, pode-se esperar que estes resultados possibilitem o planejamento de estratégias preventivas específicas para promover melhores condições de vida para a atual e futura clientela das unidades de atendimento aos idosos, além de suscitar a necessidade de outros estudos desta natureza.
Instituição de Fomento: FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS – FAPEAM - CNPq - PROGRAMA DE APOIO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PAIC/ UEA
Palavras-chave: Saúde do Idoso, Envelhecimento da População, Capacidade Funcional.