61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
ARTE-EDUCAÇÃO: O LIVRO DE PANO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
FRANCINALDA PEREIRA DA SILVA 1
TALAL DIB 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO / IE
INTRODUÇÃO:

Este trabalho teve como propósito apresentar considerações acerca da utilização do livro de pano na Educação Infantil, para diversificar os métodos de ensino, bem como elementos da contação de história, buscando despertar a imaginação e a criatividade dos alunos através de apetrechos (fantoches de pano, livro de pano...), que servirão de ferramentas a serem utilizados em aulas futuras para de forma lúdica desenvolver aspectos cognitivos, afetivos, motores e psíquicos na criança.

Buscando instruir o docente acerca da confecção de livros de pano, tendo por base estudos de conceitos e princípios fundamentais da Educação Infantil, que possibilitarão aos mesmos o desenvolvimento de técnicas e materiais no ensino e aprendizagem dos(as) alunos(as). E dessa forma incentivar a confecção de materiais pedagógicos como, formas de expressões culturais e incentivas ao hábito de ler.

 

METODOLOGIA:

A oficina teve uma carga horária de 6h/2dias, no primeiro dia houve uma explanação, sobre a aplicabilidade do livro de pano na Educação Infantil, bem como na Educação Especial. A educação tem inúmeros desafios, dois deles são: desenvolver no(a) aluno(a) o gosto pela leitura e o outro, ligado intimamente a este, superar a carência de materiais pedagógicos na rede pública de ensino. Sendo assim, novas tecnologias de baixo custo, mas de igual efeito deverão ser empregadas para que tais desafios sejam sanados. Por entendemos que o uso apropriado de materiais pedagógicos servirá de elo entre o educador e o(a) aluno(a), para auxiliá-los no desenvolvimento de suas aulas.    Consideramos o livro de pano, como um desses materiais a serem desenvolvidos, pois segundo Rojas, “o livro de pano como brinquedo, veículo de comunicabilidade na construção da aprendizagem infantil”(2004, p.17), ao trabalharmos suas formas, cores, texturas, tamanhos, quantidades, linguagem e fala, aliados a teorias educativas e a fundamentos da arte de contar histórias, irão colaborar para o despertar do(a) no aluno(a) o hábito de ler, tudo isso de forma lúdica e dessa forma interagir e dialogar como elas para melhor compreendê-las.

RESULTADOS:
Ao criar o livro de pano percebemos que muitos se não todos os educadores tiveram outra visão de como trabalhar com crianças a questão de           elementos palpáveis, associados a desenhos, recortes, dobraduras, brincadeiras, a leitura ganhará forma visual, contribuindo para desenvolver a sequência lógica do pensamento infantil. Rojas diz que: “é o encontro do sujeito com o objeto” (2007, p.36) por isso, o livro de pano, vem para facilitar  a manipulação de outros instrumentos, tais como: os fantoches que servem como estímulo visual e motivando a comunicação entre crianças/adultos, docentes/alunos. Percebemos que os professores, apesar de, durante a sua formação profissional terem tido contato com inúmeros conhecimentos, dentre eles estão o da arte educação no decorrer das suas atividades diárias acabam deixando de lado a utilização de novas tecnologias para melhor desempenho de suas aulas. Na ação educativa a criatividade pedagógica envolve diferentes técnicas e o educador para Rojas (2007) sempre com um olhar lúdico.
CONCLUSÃO:
Concluirmos que, todos nós, conhecemos as dificuldades enfrentadas na docência, uma delas é em relação a materiais didáticos que auxiliem em diferentes áreas do conhecimento. No entanto, não é uma tarefa fácil para o educador trabalhar com tão pouco recursos – tanto humano, quanto educacional, o livro de pano vem possibilitar ao educador, trabalhar elementos básicos da psicomotricidade, discriminação visual, desenvolver diversas noções corporais, associar objetos a partes do corpo, agrupar semelhantes, lateralidade, trabalhar diferentes noções de tamanhos, situações, posições, movimentos, formas, quantidades – memória perceptiva, completar o que está faltando, descobrir figuras idênticas, jogos de sensibilidade tátil, enfim, são incontáveis as possibilidades do trabalho com o livro de pano na educação infantil.  Cabendo ao educador encontrar a sua melhor forma de trabalhar com os seus alunos. Para que esse indivíduo em formação tenha meios concretos de fazer paulatinamente sua construção de mundo.  Portanto, a oficina pelo depoimento das participantes, conseguiu atingir seus objetivos, que era: auxiliar o educador com um material educativo de fácil construção, que ajudará no desenvolvimento de suas aulas, tornando-as atrativas e eficientes.      
Palavras-chave: Livro de Pano, Arte Educação, Educação Infantil.