61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia
EFEITO IN VITRO DE EXTRATOS DE SEMENTES DE PLANTAS DA AMAZÔNIA SOBRE O Streptococcus mutans
Stephanie Oliveira Quiñónez Diaz 1
Luiz Antonio de Oliveira 2
1. Mestranda em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia - UEA
2. INPA; UEA; Bolsista de produtividade científica do CNPq.
INTRODUÇÃO:

A diversidade vegetal da Amazônia abrange espécies com comprovada aplicabilidade e inúmeras outras com potencial para agregar valor a diferentes cadeias produtivas, a partir de seus frutos, sementes, óleos e/ou resinas. No entanto, é importante ressaltar que outros produtos da flora amazônica ainda não são ou são minimamente explorados: biomoléculas como, lipídeos, carboidratos e proteínas com elevado potencial de aplicação bioindustrial podem ser a alternativa mais adequada para o verdadeiro equilíbrio entre o uso e a preservação do ambiente florestal. Plantas odontálgicas são utilizadas em cremes dentais, enxaguatórios bucais e medicamentos, com o objetivo de combater afecções bucais. Dentre as enfermidades da cavidade bucal, as que mais atenção despertam aos profissionais dos serviços de Saúde Pública e ao clínico geral da rede privada são a cárie dental e as doenças periodontais (doenças relacionadas ao tecido gengival e de suporte dos dentes). O microrganismo pioneiro da cárie é principalmente o Streptococcus mutans. O controle químico da placa dental pode ser feito no sentido profilático ou terapêutico, utilizando produtos de origem vegetal, com a vantagem de possuírem menor taxa de efeitos colaterais, mesma qualidade e eficácia, quando comparados aos sintéticos.

 

METODOLOGIA:

Foram selecionadas sementes de 32 espécies vegetais de acordo com a disponibilidade no Banco de Germoplasmas de Leguminosas (plantas com alto teor de metabólitos secundários em suas sementes) e também não leguminosas do INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia). Algumas espécies não são nativas da Amazônia, mas se adaptaram muito bem a região.  Os extratos das sementes foram testados quanto à capacidade de inibirem o crescimento do Streptococcus mutans em meio de cultura contendo peptona de soja, bem como em removerem a placa dentária usando-se dentes extraídos de seres humanos. Foi utilizado como controle positivo em todos os testes, a clorexidina, antimicrobiano mais utilizado e eficaz na odontologia.

 

RESULTADOS:

Os resultados obtidos neste estudo mostraram que os extratos vegetais das seguintes espécies apresentaram halos de inibição semelhantes aos da clorexidina diluída 10 vezes: cubiu (Solanum sessiliflorum), jarandueua (Zygia cauliflora), jatobá (Hymenaea cf. courbaril) e castanha-de-macaco (Cariniana micrantha), pó-de-mico (Mucuna urens), visgueiro (Parkia pendula), mamona verde ou madura (Ricinus communis). Esses resultados permitiram traçar um perfil de espécies, dentre as 32, para o uso em odontologia. Os efeitos dos extratos de plantas não podem ser comparados com a clorexidina concentrada, já que nas sementes há vários tipos de substâncias e não apenas uma única e purificada. Mas pode-se inferir que os extratos das espécies citadas acima possuem substâncias com ação inibitória ao Streptococcus mutans.

 

CONCLUSÃO:

Sementes de algumas plantas podem apresentar substâncias com potencial de uso na odontologia, pois possuem ação contra o Streptococcus mutans, a principal bactéria causadora da cárie dentária. Testes para a elucidação das substâncias inibidoras devem ser realizados e também os ensaios biológicos, definindo a toxicidade dessas substâncias.

 

Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Plantas odontálgicas, placa dental, cárie dental.