61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Levantamento da ocorrência da bactéria Leifsonia xyli subsp xyli EM CANA-DE-AÇÚCAR ATRAVÉS DE ENSAIOS “DOT-BLOT”
Silas Maciel de Oliveira 1
Eliezer Rodrigues de Souto 1
Marco Marrafon 1
Patricia Rosin Carlossi 1
Taise Bijora 1
1. Universidade Estadua de Maringá
INTRODUÇÃO:

            O Paraná é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do Brasil, e sua maior safra foi colhida no período 2004/2005 – 29.059.588 toneladas, obtidas em 363.843 hectares cultivados. A cultura é altamente rentável porque, depois de processada pela indústria sucroalcooleira, seus subprodutos, a exemplo do bagaço, podem se destinados à geração de energia calorífera em unidades termoelétricas, além de constituir suplemento para a engorda do gado (Alcopar, 2006).

            Dentre os fatores que afetam negativamente a produtividade da cana-de-açúcar, estão a deficiência hídrica, o cultivo de variedades ultrapassadas e a ocorrência de pragas e de doenças. Dentre as doenças, destaca-se o raquitismo-da-soqueira da cana-de-açúcar (do inglês: Ratoon Stunting Disease - RSD), causado pela bactéria Leifsonia xyli subsp. xyli – Lxx.

 

METODOLOGIA:

Na extração da seiva do xilema foram utilizados segmentos do segundo ou terceiro internódios basais, retirando-se uma amostra do colmo que foi depois centrifugada. O ensaio sorológico iniciou-se com a hidratação da membrana de nitrocelulose. Sob bomba de vácuo, foi aplicada na membrana 12 µl de cada amostra. Após, bloqueou-se a membrana em solução tampão TS (Tris 100mM, NaCl 1,5 M, Tween-20 0,5% pH 7,4) com 0,3% de leite desnatado em pó . Em seguida, a membrana foi lavada em solução TS, por três vezes. Após a lavagem, a membrana foi incubada em solução do anti-soro primário diluído (1: 20.000 em tampão TS com 0,1% de leite). Em sequência, lavou-se a membrana em tampão, por três vezes. Logo após a membrana foi incubada na presença de anticorpo de cabra contra IgG de coelho, conjugado a 15 fosfatase-alcalina , diluído 1: 2.000 em solução tampão TS com 0,1% de leite em pó. A membrana foi, então, lavada por três vezes em solução TS e em solução tampão PBS fosfato 1M salino (NaCl 0,8%). O processo sorológico foi finalizado incubando-se a membrana em solução reveladora (Napthol-as-phosphate 0,3g, N, N Dimethyl formamide 5ml, Tris-base 24g, Fast blue 0,1g, pH 9,1). Após a incubação, a membrana foi lavada em solução de hipoclorito de sódio 2% (v/v) para remoção de manchas residuais.

RESULTADOS:

            Nos períodos de Novembro a Dezembro de 2006 e de Maio a Junho de 2007 foram analisadas 1395 amostras através da técnica de detecção sorológica “Dot-Blot”. No presente trabalho, a variedade SP77-5181 foi amostrada, sendo que a bactéria foi detectada em 14 de um total de 60 colmos de uma mesma propriedade. Também foram amostrados 1340 colmos de variedades RB, nas quais a bactéria não foi detectada.

 

 

CONCLUSÃO:

            Foi possível detectar a bactéria Leifsonia xyli subsp. xyli ocorrendo em infecção natural em uma área de plantio comercial de cana-de-açúcar no noroeste do Paraná.

            A bactéria foi encontrada na variedade SP77-5181 analisada, e não foi encontrada nas amostras de 8 variedades e 2 clones RB.

            Os resultados obtidos permitem afirmar que ocorre a incidência de Leifsonia xyli subsp. xyli no noroeste do Paraná, e aparentemente a mesma não está amplamente disseminada nas áreas amostradas.

Instituição de Fomento: UEM-CNPQ
Palavras-chave: Cana-de-açúcar, Raquitismo, Dot-Blot.