61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER: A DES(MOTIVAÇÃO) NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JÍ-PARANÁ/RO
José de Souza Vieira 1, 2
Norma Maria Coelho Vieira 1, 2
Renata dos Santos Luz de Oliveira 1
Judes Gonçalves dos Santos 1
Luciene Batista da Silveira 1
1. UNIR - Universidade Federal de Rondônia - Departamento de Fisíca
2. E.E.E.M. Jovem Gonçalves Vilela
INTRODUÇÃO:

Propor um ensino de Física diferente, onde o aluno possa sentir gosto e não dever pelo estudo. Desta forma o processo do aprender torna-se um desafio agradável e ao alcance de qualquer estudante. A promoção acontece por merecimento, por terem apresentado capacidade e maturidade intelectual. Para tanto o professor tem que estar preparado para oferecer aulas atraentes, com metodologias inovadoras. Uma sala de aula é heterogênea, um mesmo método de ensino pode não ser compreendido por todos os alunos, necessitando a atenção do professor para possíveis adaptações à metodologia aplicada. Neste aspecto, o processo da gestão do ensinar e do aprender torna-se uma ação confiável e oferece um relacionamento solidário entre professor e aluno, promovendo um ambiente escolar agradável. Contribuindo assim, para maior absorção do conhecimento adquirido e aplicabilidade na vida profissional. 

METODOLOGIA:
Após o professor da Escola Estadual de Ensino Médio do Município de Jí-Paraná, responsável pela disciplina de Física, constatar a falta de motivação dos alunos para as aulas e o estudo da referida disciplina, buscou apoio junto ao Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia, Campus local. Desde então a Escola passou a receber semanalmente, acadêmicos dos últimos períodos do Curso de Física, que após orientação do Professor da Universidade, repassam ao professor orientações e juntos realizam experimentos no laboratório do Estabelecimento de Ensino, que era imediatamente ministrado aos alunos.
RESULTADOS:

A parceria estabelecida entre Professor/acadêmicos da UNIR e Escola Estadual de Ensino Médio do Município de Jí-Paraná, contribuiu muito para o enriquecimento das aulas de Física. Além de as aulas terem se tornado bem criativas e agradáveis, os alunos tomaram gosto pelo estudo, conseguindo com facilidade aplicar os conteúdos ensinados à realidade do dia a dia através de situações vivenciadas por eles mesmos. O professor ao sentir o sucesso alcançado, buscou aprimorar seus conhecimentos cursando uma Especialização no Ensino de Física oferecido pela Universidade Federal, a fim de corroborar com o projeto dentro da escola e dar continuidade ao processo de motivação, ofertando aulas com resultados eficazes. Diante do empenho do professor e da equipe de profissionais comprometidos desta escola, 25% dos alunos que submeteram os vestibulares em Universidades Federais tiveram êxito e 16% ganharam bolsas de estudo pelo PROUNI, sendo aprovados em Cursos de Física, Medicina, Engenharia Ambiental e outras áreas afins. A equipe gestora também motivada tem dentro das possibilidades financeiras da Escola, investido em compra de materiais permanentes e de consumo para o laboratório.

CONCLUSÃO:
Através dos resultados pode-se observar que quando há interesse do professor em oferecer um estudo diferente, especialmente nas áreas que envolvem cálculo, o retorno é imediato. Conclui-se que apoio da equipe gestora é de fundamental importância, pois leva o aluno a perceber que a escola preocupa-se com o seu bem estar e a qualidade do ensino que lhe é oferecido.
Palavras-chave: ensino de física, desmotivação, aula prática.