61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Investigando a Motivação para Aprender Ciências:O que dizem os Alunos de 5ª série do Ensino Fundamental
Maura Suely Portela Brelaz 1, 2
Claudia Silva de Castro 1, 2
1. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – NPADC/UFPA
2. SEDUC/PA
INTRODUÇÃO:

O sucesso no processo ensino aprendizagem tem relação direta com o envolvimento dos estudantes nas situações de aprendizagem nas aulas. O envolvimento e a integração dos alunos são influenciados por diversos fatores que são percebidos de maneira distinta por professores e alunos. Entre esses fatores estão os aspectos que os alunos consideram positivos nas aulas, os quais atuam como motivadores durante o processo. No contexto do ensino de ciências as dificuldades no processo ensino aprendizagem tem se mostrado um grande desafio para professores. Diante disso, diversas investigações realizadas nos últimos anos têm focalizado principalmente os alunos. Neste sentido, conhecer os fatores que para os estudantes são considerados motivadores para a aprendizagem em ciências representa uma contribuição para se avançar no ensino nessa área. Assim, buscamos neste trabalho caracterizar os fatores considerados por alunos de 5ª série do  ensino fundamental como motivação para gostarem das aulas de ciências.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada em uma escola particular do município de Ananindeua-PA. Foram investigados trinta estudantes pertencentes a uma turma de 5ª série do turno matutino. Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário contendo cinco questões semi-abertas, focalizando os seguintes aspectos: a motivação dos alunos para gostarem das aulas de ciências, a representação que os alunos fazem do professor e o auto-conceito. Para a realização do presente trabalho fizemos opção por apenas uma das temáticas abordadas no questionário. Consideramos aquela em que os alunos apontaram  os aspectos que mais gostam nas aulas de ciências e apresentaram justificativas aos fatores indicados.  As respostas foram organizadas em cinco categorias de acordo com as características das respostas dos alunos.

RESULTADOS:

Os fatores indicados pelos estudantes como aqueles que mais gostam nas aulas de ciências foram: a) assuntos específicos, categoria em que elegeram assuntos relativos ao estudo do ambiente como: solo, água, ar, poluição, vulcões, estudo do Universo, sistema solar, por despertarem a curiosidade, além de; saúde, corpo humano e seres vivos; b) aulas diferenciadas, com destaque para as aulas experimentais, consideradas interessantes por permitirem a descoberta, serem diferentes e divertidas; c) o professor, em virtude das explicações facilitarem a compreensão dos conteúdos; d) descobrir/aprender, justificado pelo fato dos conteúdos despertarem o interesse pela ciência e motivá-los a aprender mais; e) condições ambientais, em que destacaram o silêncio na sala de aula como um fator importante para aprendizagem. As categorias mais expressivas foram assuntos específicos indicados por 40% dos alunos e aulas diferenciadas indicada por 33%. A categoria professor foi pouco expressiva, indicada por 10% dos alunos. As categorias descobrir/aprender e condições ambientais foram indicadas por 6% dos estudantes cada uma. Os resultados mostram que os estudantes consideram como fatores principais para a motivação nas aulas de ciências aqueles relacionados aos conteúdos da disciplina e a natureza das aulas.

CONCLUSÃO:

A superação das dificuldades no processo ensino aprendizagem em ciências, sobretudo àquelas referentes às práticas tradicionais, deve ser uma busca constante para os professores que atuam na área. Tal busca envolve o conhecimento das representações que os alunos fazem da disciplina, bem como as potencialidades inerentes aos conteúdos. Ao elegerem os assuntos específicos e aulas práticas de natureza experimental como fatores que mais gostam nas aulas de ciências, os alunos mostraram já estarem motivados para aprender ciências em decorrência de aspectos da própria disciplina, cabendo ao professor desenvolver essa potencialidade por meio da exploração dos conteúdos de maior interesse por parte dos alunos e da realização de aulas diferenciadas que inclui a experimentação. Assim, a opinião dos alunos acerca do que mais gostam de estudar nas aulas de ciências pode ser um importante indicativo aos professores sobre a maneira como podem melhorar suas práticas pedagógicas e contribuir para os avanços no processo ensino e aprendizagem em ciências.

Palavras-chave: ensino de ciências, ensino fundamental, motivação.