61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
  SELEÇÃO DE LINHAGENS FÚNGICAS PRODUTORAS DE COMPOSTOS DE INTERESSE ECONÔMICO NA AMAZÔNIA.  
Maria Rosinele Lima Matos 1
Maria Inez de Moura Sarquis 3
Roberto Nobuyuki Maeda 2
Neuza Hamada 1
Yamile Benaion Alencar 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
3. Instituto Oswaldo Cruz /FIOCRUZ/IOC
INTRODUÇÃO:

A Amazônia é detentora de uma rica biodiversidade, no entanto, ainda é uma região pouco estudada, possui inúmeras espécies desconhecidas, muitas das quais podem ser utilizadas economicamente pela população humana. Pesquisas relatam a ocorrência de microrganismos endosimbiontes em larvas de Diptera Muscidae, Chironomidae, Simuliidae e Culicidae. A família Simuliidae é hospedeira conhecida de fungos simbiontes do trato digestivo das larvas, algumas espécies podem contribuir como fonte natural para a seleção de potenciais produtores de substancias de interesse econômico. Poucos são os trabalhos relatando o potencial e aplicabilidade de substâncias antimicrobianas na Amazônia. Muitas espécies de fungos têm sido testadas e utilizadas para a produção de substâncias de interesse econômico, industrial ou médico: o etanol, ácido cítrico, ácido glucônico, aminoácidos, vitaminas, nucleotídeos e polissacarídeos são exemplos de metabólitos primários produzidos por fungos. A procura por novas espécies de fungos tem se intensificado visando à descoberta de novos compostos de interesse econômico para o homem. O objetivo do estudo foi selecionar linhagens fúngicas isoladas de larvas de Diptera da Amazônia produtoras de compostos antimicrobianos.

METODOLOGIA:

Foram utilizadas 34 linhagens fúngicas obtidas de larvas de insetos aquaticos da Amazõnia, cultivadas em meio de cultura sólido especifico para cada especie fúngica em estufa BOD a 28ºC por 7 dias. Para os bioensaios, foram utilizados microrganismos-testes, patógenos ao homem e utilizados em controle biológico de insetos, a saber: Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Escherichia coli, Aspergillus japonicus e Bacillus sphaericus respectivamente. Os microrganismos-testes foram obtidos por meio da suspensão de esporos de células com grau de turbidez 2 da escala de Macfarland. Em uma placa de Petri contendo meio de cultura líquido foi então incorporado 1 ml do líquido metabolito ao meio pela técnica de semeadura em profundidade (Pour-plate). Após a solidificação do meio, foram feitos orifícios (Cup-plate) com o auxílio de pipeta de Pasteur de 8 mm, onde foi aplicado 100 µl do filtrado. O teste foi realizado em triplicata para todas as linhagens e a leitura dos resultados foi feita pelo anverso das placas, medindo-se os diâmetros dos halos de inibição após 24-72 horas a partir do inicio de incubação.

RESULTADOS:

Conforme os dados obtidos, pode-se constatar que dos 34 isolados testados, 38% apresentaram resultados positivos para inibição dos microrganismos-testes, com exceção de A. japonicus que não foi inibida por metabólicos de nenhum dos isolados testados. O Isolado 8A apresentou maior diâmetro de halo de inibição frente a E. coli de (7 mm). Os metabólicos dos isolados 1.1, I sab D, 6A e I sab inibiram o crescimento de S. aureus, B. subtilis, B. sphaericus e E. coli, sendo que as linhagens 1.1 e IsabD para B. subtilis e E. coli  apresentaram halo de inibição de 6 mm. Além disso, seus metabólicos foram os únicos capazes de inibir a bactéria S. aureus. De um modo geral essas linhagens não apresentaram diminuição do halo de inibição após 72 horas. Constata-se assim o potencial das linhagens obtidas de insetos da Amazônia para a busca de compostos de interesse a saúde humana na região Amazônica.

CONCLUSÃO:

Baseado nos resultados apresentados sugere-se que o componente inibidor possa estar associado em sinergismo com outra substância para desempenhar a atividade inibidora. É necessário realizar novos testes com o filtrado desses fungos para detectar a presença do composto, possivelmente de ação antibiótica sobre esses microrganismos patogênicos. Uma alternativa seria o emprego de testes com várias combinações de substâncias sobre esses mesmos microrganismos para tentar verificar quais estariam desempenhando tal atividade.

Instituição de Fomento: CNPq, FAPEAM
Palavras-chave: Insecta, Fungos, Microrganismos antagonistas.