61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
“RENDEZ VOUS: ‘ENCONTROS’ NOTURNOS NA CIDADE DE BOA VISTA-RR”
Rafaella da Silva Pereira 1
Carla Monteiro de Souza 1
1. Universidade Federal de Roraima
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é parte integrante do PROJETO DE CONSTITUIÇÃO DE ACERVO ATRAVÉS DA HISTÓRIA ORAL, que existe desde 2004, sob a coordenação da profa. Carla Monteiro. Desde então, conta com a colaboração de vários pesquisadores e alunos. Este projeto visa contribuir com formação dos futuros pesquisadores, bem como constituir acervo de pesquisa, visto que as fontes históricas ainda são restritas em Roraima. Tínhamos como objetivos gerais do projeto: possibilitar o treinamento de alunos e pesquisadores na pesquisa em história; constituir documentação histórica a partir de fontes orais; bem como de fontes tradicionais, como fotografias, revistas e jornais; produzir um registro da memória local; ampliar as possibilidades da pesquisa histórica no âmbito regional e nacional, fortalecer o trabalho do Laboratório de Análise Documental da UFRR; e como objetivo especifico do meu trabalho: historiar o processo de urbanização da cidade de Boa Vista e as diversas formas de sociabilidade praticadas entre as décadas de 40 a 70 do século XX. Por sua abrangência e objetivos, o meu projeto de pesquisa da graduação foi integrado a ele. E assim, durante a pesquisa, tive liberdade de atuação e parceria durante estágio de iniciação científica, que proporcionou grande aprendizado.
METODOLOGIA:
Por ser um projeto de pesquisa e constituição de acervo, ele foi executado em dois eixos paralelos: constituição de fontes orais por meio de entrevistas e aquisição de fontes documentais, bem como também a aplicação métodos de preservação e arquivo para a etapa posterior de análise. Através da História Oral, puderam ser acessados lugares apagados na memória coletiva da sociedade boa-vistense. Essa metodologia permite analisar as nuances e particularidades dos discursos presentes na fala dos entrevistados, nem sempre encontradas nas fontes tradicionais. Nesse trabalho a História Oral apresenta-se como ferramenta fundamental na constituição de uma memória sobre a cidade de Boa Vista. Lágrimas, silêncios, movimentos, são indícios de algo ainda vivo na memória, latente, a ser problematizado e investigado. São aspectos da pesquisa só revelados pela História Oral, conquistados na relação de confiança estabelecida entre pesquisador e entrevistado e na abordagem rigorosa e criativa do material. A análise de imagens, jornais e revistas de época foi igualmente importante, pois permitiu o acesso fragmentos do passado, presentes nas fechadas das casas, já modificadas, as festas, ruas, eventos, e claro, a memória que deveria ser exibida e contada a respeito do passado.
RESULTADOS:
A prática da História Oral neste projeto, foi gratificante para nós pesquisadores, e também para a sociedade, pois nos possibilitou conscientizar os idosos (nossa principal fonte) de sua importância social e relevância na produção do conhecimento histórico. Por meio da inserção no projeto “Constituição de Acervos Documentais Através da História Oral”, foi viável mapear depoentes importantes e testemunhas do processo histórico local, e também de fontes documentais que enriqueceram minhas pesquisas. O fomento à Iniciação Científica dado pela UFRR foi fundamental, pois permitiu que eu me mantivesse na universidade e pudesse me formar, viabilizou a pesquisa, e claro, proporcionou o aperfeiçoamento profissional e capacitação para a pesquisa e prática docente. Auxílio financeiro por meio da bolsa PICI, permitiu a execução e a apresentação desta pesquisa no Encontro Regional Norte em 2007, e no Nacional de História Oral em Maio deste ano, no Simpósio Nacional de História Cultural em outubro de 2008, e também agora aqui na SBPC.
CONCLUSÃO:
Com a História Oral uma outra cidade re-aparece no mapa da capital do atual estado de Roraima. Revelando antigos personagens deste enredo. Alguns que se perderam no passado e outros com novas atribuições sociais. Contudo, todos atores da antiga cidade em transformação e da antiga Zona do Morro (a principal área de meretrício de Boa Vista no período de 1930 a 1970). Com a criação do Território Federal do Rio Branco, a nova capital teve sua dinâmica econômica renovada. Gradativamente o gado perdia espaço na economia local com a ascensão do garimpo e da vida urbana. Ao longo dessa pesquisa nos foi permitido estudar o processo de urbanização de uma cidade da região amazônica e fronteiriça, sem perder de vista a sua complexidade e estamos re-construindo uma parte da cidade apagada fisicamente de suas fachadas e da sua memória oficial.
Instituição de Fomento: PICI-UFRR
Palavras-chave: história oral e memória, cidade, sociabilidades.