61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia
ESTUDO DO PERFIL DOS ALUNOS RECÉM-INGRESSOS NO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Gustavo Santos de Araújo 1
Andréa Araújo de Vasconcellos 1
Ana Laryssa Ferreira Gomes 1
Isabella Saraiva Leão de Resende 1
Renato Queiroz Nogueira Lira 1
Sérgio Lima Santiago 1
1. Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolve diversas atividades, contemplando o ensino, a pesquisa e a extensão. Dentre as atividades de ensino destaca-se o Curso Recém-Ingresso, que tem como objetivo apresentar aos ingressantes, que ainda não iniciaram suas atividades letivas, os limites de atuação da Odontologia, bem como as diversas especialidade odontológicas e áreas afins. Por meio dessa atividade, através de aulas teórico-práticas, pretende-se apresentar o curso de Odontologia para os acadêmicos que ingressaram para o período 2009.2 e proporcionar uma visão geral da Odontologia, abordando temas relacionados a várias disciplinas ministradas no decorrer da graduação. O presente trabalho objetiva avaliar o perfil dos estudantes recém-ingressos no curso de Odontologia da UFC. Os participantes do grupo PET Odontologia UFC pretendem adaptar os próximos cursos Recém-Ingresso de acordo com os resultados obtidos a partir dessa avaliação. Tal estudo torna-se relevante devido a capacidade de demonstrar, por meio das respostas obtidas, o conhecimento prévio dos alunos sobre a Odontologia e as suas vertentes.
METODOLOGIA:
O presente estudo, realizado no período 2009.1, foi do tipo quantitativo e qualitativo, com delineamento transversal, e os pesquisadores tiveram caráter observacional. Participaram dessa pesquisa 28 alunos matriculados no curso de Odontologia da UFC, regularmente inscritos no Curso Recém-ingresso, os quais assinaram um Termo de Compromisso Livre e Esclarecido para serem incluídos no estudo. O curso foi realizado nas dependências da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC, tendo como público alvo os alunos recém-ingressantes. Cada participante recebeu um questionário no primeiro dia de aula do curso. O mesmo foi aplicado antes de os alunos receberem qualquer conteúdo específico. O questionário continha seis questões, sendo cinco de caráter objetivo e uma de caráter subjetivo. As perguntas contidas no mesmo foram: Por que você escolheu o Curso de Odontologia?; A sua primeira escolha foi o curso de Odontologia?; Enumere em ordem de prioridade as atividades que você pretende desenvolver na graduação; Onde você pretende atuar após a conclusão do curso?; Qual fator você considera limitante para a conclusão do curso?; Qual seu conhecimento prévio acerca das especialidades odontológicas? Foram excluídas questões respondidas em desacordo com a norma enunciada na pergunta.
RESULTADOS:
Foi indagado o motivo pela escolha da Odontologia, observando-se 82% por afinidade, 14% como segunda opção e nenhum por status ou dinheiro, estando a decisão relacionada a uma empatia pela área. Foi avaliado se a Odontologia consistia em primeira escolha de curso, e 64% foram positivos, tendo a maioria dos 36% restantes respondido Medicina, constatando-se dúvida e intimidação pela concorrência. Quanto à análise das atividades a serem desenvolvidas na graduação observou-se que as de extensão foram prioritárias, com 50%, e as de ensino obtiveram 42%. Entretanto, os resultados podem ter sido influenciados pela não compreensão da distinção entre as atividades. No que diz respeito ao campo de atuação, foi observado que 46% dos entrevistados anseiam atuar no serviço público, 25% no privado e 29% na docência, revelando uma visão ampliada da atuação odontológica, antes concentrada na área privada. Investigou-se o conhecimento acerca das especialidades, destacando-se a Ortodontia e a Cirurgia, enquanto 22% tinham pouco conhecimento e 16%, nenhum, sendo constatado uma experiência prévia dos entrevistados com essas especialidades. Questionou-se qual o fator limitante para a conclusão do curso, e dinheiro para custeio dos materiais obteve 78%, enquanto a estrutura física não foi citada.
CONCLUSÃO:
Diante do estudo desenvolvido, é possível concluir que a análise do conhecimento prévio dos acadêmicos ingressantes no curso de Odontologia da UFC é imprescindível para investigarmos o perfil acadêmico ingressante, haja vista essa correlação não ter a relevância destacada no âmbito inicial da vida acadêmica. No que tange ao PET, tal investigação acerca do conhecimento acadêmico da temática odontológica possibilitará uma maior complementação e um maior aprimoramento dos posteriores Cursos Recém-Ingresso a serem executados, acarretando numa maior adequação ao perfil, ao conhecimento e às necessidades dos acadêmicos recém-ingressos. Direcionando a elaboração dessa atividade de ensino, os alunos beneficiados terão uma abordagem inaugural adequada quanto ao curso, repercutindo desde seu conhecimento prévio até a atualização científica da temática abordada.
Palavras-chave: Ensino, Odontologia, Recém-Ingresso.